Pplware

O meu computador não acede a Internet…e agora?

Ontem enquanto conversava com um colega, ele referia-me que tinha um PC em casa e que a partir dele não conseguia aceder à rede (Internet). Como sabe que eu faço parte do projecto Pplware questionou-me de imediato se havia algum artigo que o pudesse ajudar.

Aproveitando tal ideia, decidi escrever um artigo com alguns passos que podem ajudar no processo de troubleshooting, no sentido de identificarem o problema.

Como todos sabemos, há situações…e situações. No entanto, os passos seguintes podem ajudar a detectar eventuais problemas no estabelecimento da ligação à Internet. Para quem, mesmo assim, não conseguir resolver os seus problemas, tem sempre aqui um artigo aberto para possíveis ajudas. Vamos então deixar aqui alguns passos fundamentais para realizar troubleshooting.

Passo 1 – Verificar os cabos/botão de ligação

Apesar de ser um passo “óbvio” é importante verificar sempre se o cabo está correctamente ligado e se os conectores ISO 8877 (vulgo RJ45) estão bem encaixados. No caso da ligação ser efectuada via rede sem fios, devem verificar se o botão, no PC, está ligado.

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Passo 2 – Verificar configurações de rede

Para que a nossa máquina funcione correctamente na rede, é fundamental que possua um endereço IP, máscara de rede, gateway e DNS correctamente configurado (estes parâmetros podem ser atribuídos manualmente ou via DHCP). Para tal devem validar esses parâmetros  através do interface gráfico ou usando o comando:

ipconfig /all

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Passo 3 – Pingar o Gateway

O gateway é considerado a “porta de saída” da rede, e corresponde normalmente a uma interface do router. Para saber qual o endereço IP do gateway, pode usar novamente a interface gráfica (ver imagem anterior) ou o comando ipconfig /all. Depois de saberem o endereço IP do gateway, basta fazerem um ping para verificar se o mesmo responde.

Nota: Pode haver casos, em que não recebemos resposta por parte do gateway. Nessas situações, podemos verificar se existe algum problema de comunicação entre o PC e o gateway/router ou verificar se o gateway/router tem alguma regra activa que bloqueia as respostas ao ping.

Passo 4 – Verificar o serviço de DNS

Um dos problemas mais comuns está associado ao serviço de DNS, sendo que para mim o DNS é o “coração” de uma rede. Em traços gerais, o serviço DNS é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos www.pplware.com, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente.

O primeiro “sintoma”  acontece normalmente quando abrimos um browser e é-nos apresentada a mensagem Server not found…can’t find the server at XXXXXXXX.

Para começar, vamos até à linha de comandos e escrevemos o comando nslookup.

 C:\Users\ppinto>nslookup  
Default Server:  dns.pplware.com
Address:  192.168.20.254
>

Como resultado imediato podemos saber que o nosso servidor actual de DNS é o dns.pplware.com e que tem como IP o 192.168.20.254.

Em seguida podemos fazer uma queries (perguntas) ao nosso servidor de DNS para verificar que ele nos fornece resposta.

C:\Users\ppinto>nslookup
Default Server:  dns.pplware.com
Address:  192.168.20.254   > pplware.com   Non-authoritative answer:
Name:    pplware.com
Address:  213.13.145.9
Aliases:  pplware.com

Como podemos verificar pelo resultado, parece que está tudo ok, pois o servidor consegue resolver bem o nome pplware.com para o seu respectivo IP: 213.13.145.9.

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Considerações finais

Tal como referido, um artigo deste tipo serve apenas de “guião” para solucionar um problema “normal” no acesso acesso a Internet. Nesse sentido, este é um post ABERTO para o qual todos podem colaborar e contar as vossas aventuras e como resolveram tal problema.

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