Pplware

Novo router MEO: Como mudar o nome da rede sem fios?

No final de 2016 a MEO passou a disponibilizar aos seus clientes um novo router o TG789vac v2. Este novo equipamento da Technicolor traz já Wi-Fi de última geração, garantindo um aumento significativo ao nível da velocidade comparativamente ao seu antecessor. 

Tal como mostrámos para outros modelos, hoje vamos ensinar como podem mudar o nome da vossa rede sem fios.


Como sabemos as rede wireless têm associado um SSID (Service Set IDentifier) – vulgarmente referido como nome da rede. Este nome consiste num conjunto máximo de 32 caracteres (números e letras) e, ao contrário do SSID que vem definido por omissão, o utilizador pode dar-lhe o nome que pretender (veja aqui algumas sugestões).

Para procederem à mudança do nome da rede sem fios devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Para começar devem aceder à página de administração do router, usando o endereço http://192.168.1.254, e introduzir as credenciais de acesso. Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router. Em seguida carreguem onde diz Wireless.

Passo 2) Já dentro da interface associada à Rede Doméstica é possível ver quatro interfaces wireless. Duas delas são para uso do serviço MEO-WIFI e as outras duas (WLAN e WLAN_5G) são as interface wireless que vamos configurar para funcionarem na nossa rede local.

Os routers Gigabit da MEO (Technicolor TG789vac v2) possibilitam o acesso à mais recente norma técnica Wi-Fi (802.11 ac) com ligações simultâneas na banda de 2.4 Ghz e 5 Ghz, possibilitando acesso a velocidades 4 vezes mais rápidas do que as ligações anteriores apenas a 2,4 Ghz (802.11 b/g/n). Sempre que possível o utilizador deve ligar-se à rede que funciona nos 5Ghz.

Passo 3 – Ao contrário dos router anteriores, com o novo TG789vac v2 é possível configurar duas redes wireless. Uma para funcionar nos 2,4 Ghz e outra nos 5 Ghz.

O processo para mudar o SSID de uma rede wireless é igual tanto para a que vai funcionar nos 2,4Ghz como nos 5 Ghz. Considerando, por exemplo, que pretendemos mudar o nome da rede que vai funcionar nos 5Ghz o processo é o seguinte:

Selecionar a interface WLAN_5G

Em seguida carregar em Configurar

E depois é só mudar o nome da rede no campo Nome da rede (SSID). 

Quem pretender esconder o nome da rede, pode fazê-lo tirando o visto da opção Broadcast SSID (ao efectuar esta configuração, é necessário configurar manualmente a rede nos PCs e em outros dispositivos). Podem também desativar o WPS para esta rede.

Podem também mudar o canal de comunicação e o Modo de Segurança. No final, carreguem no botão aplicar.

E pronto, está feito. Esta é uma configuração relativamente simples de realizar. Desta forma, podem dar um novo nome à vossa rede wireless que até pode servir de publicidade no caso de estar afecta a uma superfície comercial. Em nossa casa, basta darem asas a imaginação. Não se esqueçam que, ao contrário do que acontecia anterior, agora passam a ter dois SSID de redes wireless (um para a rede 2,4 Ghz e outro para a rede 5Ghz).

Qual o nome da sua rede Wi-Fi?
Exit mobile version