Pplware

Nmap – Saiba se o seu Windows tem portos abertos

Na área da segurança informática, existem muitas ferramentas interessantes para avaliar se um sistema está vulnerável ou não. O resultado produzido por este tipo de ferramentas, pode ser usado por pessoas mal intencionadas para os mais diversos fins ou, então, por administradores de sistemas para melhorarem a segurança dos seus sistemas. Para reconhecimento de serviços numa máquina, o NMAP é provavelmente a melhor ferramenta.

Vamos conhecer as novidades da nova versão.

O NMAP é uma ferramenta usada para reconhecimento de serviços, uma vez que pesquisa por todos os serviços activos num determinado dispositivo e tenta identificar o tipo de serviço, tipo de software que está por detrás do serviço e respectiva versão.

Os testes  incluem o envio de algumas mensagens ICMP, como o ping request, datagramas UDP e TCP e testes TCP em serviços que estão normalmente activos.

Funcionalidades importantes do Nmap:

Novidades do Nmap 7.50

Além do Windows, o Nmap está disponível para vários sistemas operativos. Para saber como usar esta ferramenta, e para saber quais os portos abertos na sua máquina, veja aqui este artigo.

Obs.: Artigo atualizado a 13/06/2017

Exit mobile version