Pplware

NethServer 7.3 – Ainda precisa de um Windows Server na rede?

Ao contrário do que acontecia há uns anos atrás, as empresas têm vindo a adotar cada vez mais sistemas baseados em Linux. Como sabemos, o GNU/Linux é extremamente flexível e muito usado para a implementação dos mais diversos serviços de rede… não esquecendo o preço.

Depois de apresentarmos o NethServer em 2015, hoje vamos dar a conhecer as novidades da versão 7.3.

Chama-se NethServer e é uma distribuição baseada no fantástico CentOS. Esta distribuição Linux é extremamente modular, uma vez que disponibiliza os mais diversos serviços de rede: MailServer, WebServer, Groupware, Firewall, Web Filter, IPS/IDS, VPN, DNS, DHCP e muito mais.

Para simplificar toda a configuração e administração de serviços, o NethServer oferece uma interface web muito bem organizada e fluída, facilitando todo o trabalho do administrador. De referir que esta distribuição não traz, por omissão, ambiente gráfico de trabalho.

A versão 7.3 dá agora a possibilidade deste sistema funcionar como um controlador Active Directory baseado em Samba. Isto quer dizer que além de muitos outros serviços, esta nova versão do NethServer pode substituir por completo uma máquina com Windows Server que esteja a funcionar como controlador de domínio.

Esta versão traz também uma nova funcionalidade que permite fazer a gestão centralizada de contas, oferecendo suporte para autenticação e autorização de contas locais e remotas. Outras novidades – ver aqui.

Download: nethserver-7.3.1611-x86_64.iso (775MB, torrent, pkglist).

Exit mobile version