A evolução ao nível das tecnologias wireless tem sido notória nos últimos anos. Hoje em dia, usando a norma 802.11ac, é possível transmitir dados com velocidades acima do gigabit por segundo, mas podem estar a chegar brevemente mais novidades.
Investigadores do MIT, pertencentes a um laboratório de inteligência artificial, desenvolveram novos algoritmos capazes de aumentar significativamente a largura de banda, a qualidade das comunicações e a cobertura de uma rede wifi. Vamos conhecer o MegaMimo.
As tecnologias wireless fazem hoje parte de muitas infraestruturas de comunicação. Actualmente, com a adopção da norma 802.11ac wave 1 – que faz uso de tecnologias MIMO (multiple-input multiple-output) podendo haver várias antenas para transmitir dados – é possível ter transmissões de dados acima do gigabit por segundo.
A Wi-Fi Alliance anunciou recentemente que está a começar a certificação dos primeiros dispositivos com suporte para a norma Wi-Fi 802.11ac wave 2 o que significa que as taxas de transmissão poderão ir até aos 6.8 Gbps.
Mas um grupo de investigadores do MIT desenvolveu agora um conjunto de algoritmos que, segundo eles, aumentam significativamente o desempenho de uma rede wireless garantindo uma melhor cobertura.
Qual o segredo do MegaMIMO 2.0?
Normalmente, quando pretendemos ter mais do que um AP a dar cobertura a determinada área, é fundamental que os mesmos operem em canais diferentes, o que significa comunicações em frequências diferentes.
Em Portugal, na frequência dos 2,4 Ghz, é possível ter até 3 pontos de acesso e garantir a não sobreposição de frequências (usando para isso o canal 1,6 e 11, não existindo assim overlapping).
Mas e se quisermos ter mais pontos de acesso para garantir uma maior capacidade da rede?
Baptizada de MegaMIMO 2.0 esta tecnologia, que é uma evolução do MegaMIMO 1.0, permite que vários pontos de acesso comuniquem no mesmo instante de tempo, usando a mesma frequência e sem qualquer tipo de interferência na comunicação.
Na prática, esta tecnologia faz uso de uma técnica para coordenação de múltiplos transmissores sendo realizada a sincronização das suas fases de onda. Isto permite que o espectro seja usado de uma forma mais eficiente, garantindo uma melhor largura de banda e desempenho da rede (cerca de 300%) e também uma melhor cobertura.
Demonstração
Esta tecnologia é excelente para ambientes de alta densidade de dispositivos wireless (ex. estádios de futebol, shoppings, etc).
Apesar da inovação, os investigadores sublinham que esta tecnologia não resolve as limitações do próprio espectro de sinal wireless. Além das redes wireless, os investigadores querem levar esta tecnologia também para as redes celulares.