Pplware

IPv6: Que tipo de endereço IP “estranho” que começa por fe80?

Com Portugal a ocupar o quarto lugar, segundo a Google, à escala mundial no que se refere à adopção do IPv6, é importante que os portugueses conheçam algumas particularidades e características deste “novo” protocolo.

Se já tem IPv6 na sua máquina, será que já se apercebeu que tem um endereço IPv6 que começa por fe80?

Num momento onde a Internet das Coisas começa a ganhar forma prevê-se que exista um aceleramento na adopção do IPv6. Como referimos já em vários artigos sobre este tema, no IPv6 os endereços passam a ser de 128 bits, existe um espaço de endereçamento bastante superior ao IP4, garante segurança nativa (IPSec), oferece melhores mecanismos de qualidade de serviço entre outras características.

De acordo com o RFC 4291, são três os tipos de endereços IPv6: unicast, anycast e multicast. Ao contrário do IPv4 não existem endereços de broadcast mas tal funcionalidade pode ser conseguida através de endereços multicast. Dentro dos endereços Unicast existem vários tipo de endereços mas hoje destacamos os Link Local.

O que são endereços Link Local?

Os endereços Link Local (endereço de ligação total) são usados pelo mecanismo de auto-configuração, para que um dispositivo possa comunicar com outros dentro da mesma rede sem qualquer configuração por parte do utilizador (ao estilo dos endereços da gama 169.254.0.0/16 no IPv4). Tal funcionalidade torna-se bastante interessante, numa altura em que muitos dos equipamentos que temos lá em casa começam a ter conectividade à Internet e os utilizadores não têm qualquer know how nesta área.

Os endereços link local não são encaminhados para outras redes através dos routers, uma vez que apenas permitem a comunicação dentro da sua sub-rede. Os endereços Link Local têm prefixo Fe80::/10 o que quer dizer que corresponde a todos os endereços começados por FE80, FE90, FEA0 e FEB0.

A imagem seguinte representa a estrutura de um endereço link local IPv6 que começa por Fe80 (prefixo 10) e depois o identificador da interface obtido através do processo EUI-64 que iremos explicar num próximo artigo.

Para saberem se a vossa máquina Windows tem IPv6, podem executar via terminal o comando ipconfig /all. Em máquinas GNU/linux e OSX usem o comando ifconfig.

Exit mobile version