Pplware

GNS3 – Gostas de redes? Temos um exercício para fazeres

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real.

Como introdução ao GNS3, hoje preparamos um pequeno e simples exercício para ligar 2 PC’s através de switch.

O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos).

Em 2010 ensinamos aqui  como integrar/simular computadores no ambiente de simulação do GNS3 recorrer ao VPCS, que é um simulador de hosts (computadores). Nas ultimas versões do GNS3 essa funcionalidade foi integrada e hoje ensinamos como podem usar a mesma.

Como simular PCs no GNS3?

O GNS3 oferece varias formas de simular PC’s podendo por exemplo serem usadas máquinas virtuais, interfaces loopback no PC ou então usando o VPCS. Para este exercício vamos ter dois PCs (C1 e C2) e um switch. Vamos ensinar a fazer as configurações para o C1 e deixamos para vocês, para treinarem, as configurações do C2. Vamos lá então..

Passo 1 – Instalar a ultima versão do GNS3 (ver aqui)

Passo 2 – Montagem do Cenário

Começamos por arrastar os dois PC’s necessários

…e também um Ethernet switch

Passo 3 – Ligações entre PCs e Switch

Ligação C1 – Switch (Porta 1)

As ligações pode ser estabelecidas através do conector que se encontra no menu lateral esquerdo.  Carreguem nesse botão e depois carreguem em cima do PC1 – C1 e escolham a opção nio_udp_30000:127.0.0.1:20000 e depois ligar a porta 1 do switch

Ligação a porta 1 do switch

Ligação C2 – Switch (Porta 2)

Devem agora fazer o mesmo para o C2. Para isso escolham a opção nio_udp_30001:127.0.0.1:20001 e liguem a porta 2 do switch. Depois de realizados estes passos, temos o cenário montado.

Passo 4 – Configuração

Para a configuração dos PCs vamos então recorrer ao VPCS. Para isso vamos a Tools > VPCS

Configuração do PC1

Para configurar o PC1 com o ip 192.168.1.1 (mascara: 255.255.255.0 ou /24) basta introduzirmos o comando: ip 192.168.1.1 24.

Configuração do PC2

Para o PC2 vamos usar o ip: 192.168.1.2. Para isso, basta que escrevam 2 e introduzam essa configuração (da mesma forma que introduziram para o PC1).

Depois de realizadas as configurações podem usar o comando: show

Nota: caso pretendam guardar as configurações em ficheiro podem usar o comando save <nome_ficheiro>. Para carregar as configurações podem usar o comando load <nome_ficheiro>

Passo 5 – Testes

Depois da configuração dos dois PC’s vamos ver se estes comunicam entre eles. Para isso vamos recorrer a ferramenta ping  e verificar se há comunicação entre eles. Para tal, vamos por exemplo ao PC2 e fazemos um ping para o PC1 usando o comando: ping 192.168.1.1

Como podem ver pela figura seguinte, tudo está operacional, o ping no PC2 retorna uma resposta do PC1.

E por hoje é tudo. Gostaram deste tipo de tutoriais/exercícios?  Estamos já a preparar outros tutoriais mas ainda estão nos segredos dos Deuses. Caso tenham alguma duvida, deixem nos comentários as vossas questões que nós ajudamos.

Que outros cenários gostariam de ver emulados?

Exit mobile version