O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real.
Como introdução ao GNS3, hoje preparamos um pequeno e simples exercício para ligar 2 PC’s através de switch.
O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos).
Em 2010 ensinamos aqui como integrar/simular computadores no ambiente de simulação do GNS3 recorrer ao VPCS, que é um simulador de hosts (computadores). Nas ultimas versões do GNS3 essa funcionalidade foi integrada e hoje ensinamos como podem usar a mesma.
Como simular PCs no GNS3?
O GNS3 oferece varias formas de simular PC’s podendo por exemplo serem usadas máquinas virtuais, interfaces loopback no PC ou então usando o VPCS. Para este exercício vamos ter dois PCs (C1 e C2) e um switch. Vamos ensinar a fazer as configurações para o C1 e deixamos para vocês, para treinarem, as configurações do C2. Vamos lá então..
Passo 1 – Instalar a ultima versão do GNS3 (ver aqui)
Passo 2 – Montagem do Cenário
Começamos por arrastar os dois PC’s necessários
…e também um Ethernet switch
Passo 3 – Ligações entre PCs e Switch
Ligação C1 – Switch (Porta 1)
As ligações pode ser estabelecidas através do conector que se encontra no menu lateral esquerdo. Carreguem nesse botão e depois carreguem em cima do PC1 – C1 e escolham a opção nio_udp_30000:127.0.0.1:20000 e depois ligar a porta 1 do switch
Ligação a porta 1 do switch
Ligação C2 – Switch (Porta 2)
Devem agora fazer o mesmo para o C2. Para isso escolham a opção nio_udp_30001:127.0.0.1:20001 e liguem a porta 2 do switch. Depois de realizados estes passos, temos o cenário montado.
Passo 4 – Configuração
Para a configuração dos PCs vamos então recorrer ao VPCS. Para isso vamos a Tools > VPCS
Configuração do PC1
Para configurar o PC1 com o ip 192.168.1.1 (mascara: 255.255.255.0 ou /24) basta introduzirmos o comando: ip 192.168.1.1 24.
Configuração do PC2
Para o PC2 vamos usar o ip: 192.168.1.2. Para isso, basta que escrevam 2 e introduzam essa configuração (da mesma forma que introduziram para o PC1).
Depois de realizadas as configurações podem usar o comando: show
Nota: caso pretendam guardar as configurações em ficheiro podem usar o comando save <nome_ficheiro>. Para carregar as configurações podem usar o comando load <nome_ficheiro>
Passo 5 – Testes
Depois da configuração dos dois PC’s vamos ver se estes comunicam entre eles. Para isso vamos recorrer a ferramenta ping e verificar se há comunicação entre eles. Para tal, vamos por exemplo ao PC2 e fazemos um ping para o PC1 usando o comando: ping 192.168.1.1
Como podem ver pela figura seguinte, tudo está operacional, o ping no PC2 retorna uma resposta do PC1.
E por hoje é tudo. Gostaram deste tipo de tutoriais/exercícios? Estamos já a preparar outros tutoriais mas ainda estão nos segredos dos Deuses. Caso tenham alguma duvida, deixem nos comentários as vossas questões que nós ajudamos.
Que outros cenários gostariam de ver emulados?