O GNS3 é um simulador de redes bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, firewalls, etc.
Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações.
Depois de nos últimos anos termos apresentado alguns artigos sobre esta fabulosa ferramenta, hoje vamos iniciar uma nova fase e apresentar alguns tutoriais com a nova versão. Vamos lá?
Como instalar o GNS3?
O GNS3 é uma ferramenta gratuita e pode ser obtida aqui. Depois é só escolherem o sistema operativo que utilizam.
Após a instalação, que é muito simples, é possível começar desde logo a criar projetos e a proceder a configurações em equipamentos de rede. A interface de trabalho é semelhante à apresentada na imagem a seguir.
Para iniciar um novo projeto, indiquem um nome e a localização do mesmo.
Ligar 2 PCs a um switch
Há cerca de 4 anos fizemos um exercício de redes semelhante e hoje vamos voltar a relembrá-lo para dar início a esta nova rubrica. O objetivo é ligar 2 PCs a um switch e ter comunicação entre as duas máquinas.
O GNS3 oferece varias formas de simular PCs podendo por exemplo serem usadas máquinas virtuais, interfaces loopback no PC ou então usando o VPCS.
Passo 1 – Adicionar PCs virtuais
Para este exercício vamos ter dois PCs e um switch. Comecem por selecionar o símbolo PC do lado esquerdo e depois escolham VPCS. Em seguida basta arrastar o VPCS para o cenário para que seja criados os PCs.
Passo 2 – Adicionar Switch
Vamos agora ao switch. Para tal selecionem o ícone que tem duas setas e depois escolham Ethernet Switch. Arrastem o elemento para o cenário.
Passo 3 – Ligar equipamentos
As ligações pode ser estabelecidas através do conetor que se encontra no menu lateral esquerdo. Carreguem nesse botão e depois carreguem em cima do PC-1 e escolham a porta no switch. Façam o mesmo para o PC-2.
Nesta fase em que ja temos tudo ligado, devem colocar em execução o cenário carregando em Start.
Passo 4 – Configuração dos PCs
Para configurar o PC1 com o ip 192.168.1.1 (mascara: 255.255.255.0 ou /24) basta introduzirmos o comando: ip 192.168.1.1 24.
Façam o mesmo para o PC2, atribuindo o endereço ip 192.168.1.2 24.
Passo 5 – Testes
Depois da configuração dos dois PCs vamos ver se estes comunicam entre eles. Para isso vamos recorrer a ferramenta ping e verificar se há comunicação entre eles. Para tal, vamos por exemplo ao PC-1 e fazemos um ping para o PC-2 usando o comando: ping 192.168.1.2.
E por hoje é tudo. Gostaram deste tipo de tutoriais/exercícios? Estamos já a preparar outros tutoriais mas ainda estão nos segredos dos Deuses. Caso tenham alguma duvida, deixem nos comentários as vossas questões que nós ajudamos.