Pplware

GNS3 0.7.3 – Monte uma rede real no seu PC

Depois de alguns meses de árduo trabalho, eis que foi disponibilizada a versão 0.7.3 do GNS. Esta versão resolve muitos dos bugs da versão anterior e foram também implementadas algumas melhorias ao nível da interface.

Mas afinal para que serve o GNS3?

Já pensou montar toda a sua infra-estrutura de rede no seu computador, recorrendo aos sistemas operativos reais dos equipamentos de rede? Isso e muito mais, é possível através da aplicação gratuita GNS3. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE), necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respectivos activos de rede.

Antes de implementar uma solução, estudar para a certificação ou testar uma configuração, necessitaremos de implementar o nosso cenário num ambiente onde, de preferência, não façamos estragos. Podem adquirir por exemplo routers reais, comprar um simulador (Boson, Routersim e Packtracer (disponível gratuitamente para alunos das academias) são os mais frequentes) ou instalar o GNS3 – totalmente grátis! O GNS3 é um simulador de redes que nos permite criar diagramas de rede, emulando para esse efeito, Hardware da nossa escolha.

Este programa é, no fundo, a junção gráfica de outros projectos:

Quais as novidades do GNS3 0.7.3?

Segundo algumas informações e testemunhos que já li, esta nova versão é bastante estável e possui suporte para ASA e Juniper. Relativamente aos equipamentos Juniper, esta versão permite agora colocar várias instâncias do SO a correr em simultâneo

E muitas outras novidades que podem ser conferidas aqui.

Como instalar no Ubuntu?

Para os utilizadores que querem usar o GNS no Ubuntu 10.10, basta executar os seguintes comandos:

Passo 1) Fazer download do GNS3-0.7.3

wget http://ovh.dl.sourceforge.net/project/gns-3/GNS3/0.7.3/GNS3-0.7.3-src.zip

Em seguida descompacte o ficheiro .zip e entre no directório do GNS3

Passo 2) Instalar o dynamips

sudo apt-get install dynamips

Passo 3) Instalar o python-qt4

sudo apt-get install python-qt4

Passo 4) Correr o GNS3

./gns3

O GNS3 tem sofrido uma evolução espectacular e têm sido regularmente lançadas novas versões, cada uma francamente mais completa que a anterior! Podemos instalar este programa em Windows, Linux e MacOSX! Ahh.. já referi que o programa é grátis? A única coisa que não é grátis são os IOS da Cisco. Para se ter acesso a estas imagens temos de ser clientes Cisco ou ter imagens na nossa empresa.

Artigos relacionados

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux Download: [Windows] GNS3 v0.7.3 all-in-one [14,12MB] Download: [MacOS] GNS3 v0.7.3 DMG package [20,12MB] Download: [Linux] GNS3 v0.7.3 [4,52MB] Homepage: GNS3

Exit mobile version