Depois de alguns meses de árduo trabalho, eis que foi disponibilizada a versão 0.7.3 do GNS. Esta versão resolve muitos dos bugs da versão anterior e foram também implementadas algumas melhorias ao nível da interface.
Mas afinal para que serve o GNS3?
Já pensou montar toda a sua infra-estrutura de rede no seu computador, recorrendo aos sistemas operativos reais dos equipamentos de rede? Isso e muito mais, é possível através da aplicação gratuita GNS3. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE), necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respectivos activos de rede.
Antes de implementar uma solução, estudar para a certificação ou testar uma configuração, necessitaremos de implementar o nosso cenário num ambiente onde, de preferência, não façamos estragos. Podem adquirir por exemplo routers reais, comprar um simulador (Boson, Routersim e Packtracer (disponível gratuitamente para alunos das academias) são os mais frequentes) ou instalar o GNS3 – totalmente grátis! O GNS3 é um simulador de redes que nos permite criar diagramas de rede, emulando para esse efeito, Hardware da nossa escolha.
Este programa é, no fundo, a junção gráfica de outros projectos:
- Dynamips, um emulador de IOS que permite correr imagens binárias de sistemas Cisco.
- Dynagen, um front-end para o Dynamips
- Pemu, um emulador Pix
Quais as novidades do GNS3 0.7.3?
Segundo algumas informações e testemunhos que já li, esta nova versão é bastante estável e possui suporte para ASA e Juniper. Relativamente aos equipamentos Juniper, esta versão permite agora colocar várias instâncias do SO a correr em simultâneo
- Alteração do símbolo dos equipamentos de forma mais simples (Basicamente basta escolher o equipamento, carregar no botão do lado direito do rato e change symbol)
- Possibilidade de ter uma janela para visualização dos pacotes capturados pelo wireshark para um determinado equipamento
- Novo equipamento: EtherSwitch router (C3700 router com Etherswitch NM-16ESW)
- Melhor consistência entre botões e menus
- Possibilidade de configurar a porta AUX. Apenas funcionar para o router cisco c7200 (Preferences -> Dynamips -> Base AUX port)
- Possibilidade de ter várias imagens: Qemu hosts, JunOS, PIX, ASA e IDS. Permite ainda configurar as interfaces separadamente para cada equipamento.
- Possibilidade de definir o directório onde são mantidas as configurações do GNS3 (gns3.ini)
E muitas outras novidades que podem ser conferidas aqui.
Como instalar no Ubuntu?
Para os utilizadores que querem usar o GNS no Ubuntu 10.10, basta executar os seguintes comandos:
Passo 1) Fazer download do GNS3-0.7.3
wget http://ovh.dl.sourceforge.net/project/gns-3/GNS3/0.7.3/GNS3-0.7.3-src.zip
Em seguida descompacte o ficheiro .zip e entre no directório do GNS3
Passo 2) Instalar o dynamips
sudo apt-get install dynamips
Passo 3) Instalar o python-qt4
sudo apt-get install python-qt4
Passo 4) Correr o GNS3
./gns3
O GNS3 tem sofrido uma evolução espectacular e têm sido regularmente lançadas novas versões, cada uma francamente mais completa que a anterior! Podemos instalar este programa em Windows, Linux e MacOSX! Ahh.. já referi que o programa é grátis?
Artigos relacionados