Pplware

Era capaz de partilhar a sua Internet com…estranhos?

Novo firmware vai permitir “oferecer” Internet a quem não tem password de acesso

O tema deste artigo parece “estranho” mas a verdade é que partilhar a Internet com estranhos não é propriamente uma novidade. Serviços como o MEO ou NOS permitem ter a nossa rede privada e também uma rede genérica que oferece acesso o outros clientes do mesmo serviço.

Mas sabe-se agora que membros do “Open Wireless Movement”, que é apoiado pela Mozilla e pelo Electronic Frontier Foundation (EFF), estão a trabalhar num firmware que permitirá, de uma forma simples, partilhar livremente parte da nossa Internet de casa com estranhos.

Apesar da Internet ainda não chegar a todo o lugar a é verdade que as Infra-estruturas existentes actualmente permitem às operadores oferecer débitos bastante interessantes. Além do throughput, a segurança é também um dos factores mais importantes numa rede de dados que deve ser levada em consideração.

Como o “fruto proibido é sempre o mais apetecido”, neste caso aplicado à Internet,  o movimento “Open Wireless” está empenhado em criar um firmware (ao qual foi dado o nome de Open Wireless Router) que permitirá facilmente partilhar uma parte da nossa largura de banda, garantindo a segurança, privacidade e preservando a qualidade do sinal da nossa rede privada.

We are aiming to build technologies that would make it easy for Internet subscribers to portion off their wireless networks for guests and the public while maintaining security, protecting privacy, and preserving quality of access,” its mission statement reads. “And we are working to debunk myths (and confront truths) about open wireless while creating technologies and legal precedent to ensure it is safe, private, and legal to open your network.”

O seguinte screenshot, que foi partilhado pelo OpenWireless.org, mostra um protótipo da interface do router.

A ideia é muito interessante e espera-se que os utilizadores sejam receptivos à mesma.  Desta forma não temos de andar a tentar “hackear” as rede que vamos encontrando por onde passamos. Não se sabe ainda é quais os routers que terão suporte para este tipo de firmware…será que poderá começar a vir já com os próprios equipamentos?

Qual achou da ideia? Era capaz de partilhar parte da sua Internet?

Via arstechnica

Exit mobile version