Pplware

dynIP do SAPO – Uma alternativa ao serviço no-ip

Aprenda a configurar o serviço, para aceder aos seus equipamentos a partir de qualquer lugar da Internet

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço publico? Mesmo existindo um endereço publico associado ao router, sabia que este muda de X em X tempo?

Como solução para este problema podemos usar o serviço dynIP do SAPO, que é semelhante ao popular no-ip, que permite mapear o endereço público num nome.

O dynIP é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento (por exemplo: 81.193.159.76) por um “nome” do tipo http://nickname.dynip.sapo.pt. Este serviço é gratuito e está disponível para todos os clientes SAPO.

Mas como funciona este serviço?

Vamos considerar que tem uma câmara IP com o endereço privado 192.168.1.10 estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a  Internet através do endereço publico que está também associado ao router. É este endereço publico que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço publico directamente a um dispositivo – saber mais aqui). Assim, com o serviço dynIP podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. http://pplware.dynip.sapo.pt)

Como usar o serviço dynIP?

Para usar o serviço  dynIP , basta aceder  a http://clientes.sapo.pt com o seu username SAPO e respectiva password.

Depois vamos ao serviço Internet e carregamos em Gerir

Depois escolhemos o serviço dynIP

Já dentro da interface de configuração do serviço carregamos em Criar Serviço

Por fim, indicamos qual o endereço (nome) que o qual pretendemos mapear o endereço publico.

E está feito. O serviço indica que as configurações terão efeito passado cerca de 15 minutos. Para testarem podem, por exemplo, aceder ao serviço ping.eu e validar se ja conseguem pingar o vosso router por nome. Boas configurações!

Exit mobile version