Pplware

Desafio de Redes 1 – Hoje é dia de avaliação!

Aproveitaram o fim de semana para estudar?

Pois bem, na sequência dos nossos artigos sobre a área das redes informáticas, temos notado da vossa parte bastante interesse pelos temas abordados. Nesse sentido, tivemos a ideia de lançar alguns desafios nesta área, e contar com a vossa total dedicação e estudo para responderem ao problema apresentado.

Para hoje (e porque é o primeiro desafio), preparei um cenário simples para vocês darem o vosso melhor!

Cenário: Imaginem que o pplware era uma empresa, sediada num edifício de uma cidade portuguesa.

A empresa tem em funcionamento 3 departamentos (Direcção, Contabilidade e Editores) e nesse sentido é necessário criar 3 sub-redes diferentes (para este exemplo não devem considerar VLANs, subinterfaces e as redes devem ser de igual tamanho).

Considerando que, actualmente, a empresa pplware tem cerca de 15 elementos (com tendência a serem mais no futuro) distribuídos pelos departamentos referidos , o objectivo deste desafio é usar a rede 192.168.200.0/24 e proceder a uma distribuição ajustada de acordo com os requisitos.

Depois de efectuados os cálculos, o que pedimos (para avaliação) é que nos indiquem a informação em falta nas seguintes tabelas:

Informação das sub-redes

Interfaces do router (gateway da rede)

Como em qualquer prova de avaliação, já sabem que não devem copiar nem usar “aplicações externas”. Quem tiver alguma dúvida no enunciado pode deixar em comentário que eu terei todo o gosto em dar uma ajuda. Quarta-feira apresentaremos a solução e tiramos eventuais dúvidas que ainda possam existir.

Aproveito também para questionar se estão aptos para próximos desafios. Good Luck!

Exit mobile version