As tecnologias associadas às redes sem fios são uma área que me desperta sempre algum interesse e curiosidade.
Para os que pensavam que a tecnologia Bluetooth tinha morrido parece que é altura de mudar de ideias. Recentemente anunciamos aqui no pplware o Wi-Fi Direct – O Wi-Fi a funcionar como Bluetooth, que é considerado por muitos como uma tecnologia concorrente ao Bluetooth 4 (que falamos aqui) .
Vamos analisar as característica de cada tecnologia.
Numa altura em que temos de um lado o Bluetooth 4.0 e do outro o Wi-Fi Direct, torna-se complicado aos utilizadores decidirem em qual tecnologia devem apostar.
A tecnologia Bluetooth é conhecida pelas sua limitações a nível de alcance, enquanto o Wi-Fi ganhou popularidade devido às suas potencialidade como por exemplo: taxas elevadas de transferência (throughput) e um maior alcance, quando comparada com o Bluetooth.
Bluetooth 4.0 vs. Wi-Fi Direct quem ganhará?
Ambas as especificações são promissoras e possuem melhorias que são resultado de erros cometidos no passado. Numa altura em que os pontos chave para o sucesso são a mobilidade e a usabilidade (ou simplicidade), estas tecnologias têm evoluído no sentido de tornar a comunicação entre equipamentos mais simples, rápida e eficaz. Nos dias de hoje é importante que um utilizador consiga a partir do seu equipamento (smartphones, Computadores, impressoras, camaras) proceder à transferência de fotos, vídeos para outro equipamento de forma muito simples e sem grandes complicações.
Nesse sentido o Bluetooth 4.0 e o Wi-Fi Direct são duas tecnologias “concorrentes” que possuem algumas características distintas. Vamos analisar alguns pontos para as tecnologias:
Velocidade
- Wi-Fi Direct – suporte a taxas de transferência na ordem dos 250 Mbps.
- Bluetooth 4.0 – taxas de transferência idênticas ao Bluetooth 3.0 (cerca de 25 Mbps)
Consumo energético
- Wi-Fi Direct – Segundo a Wi-Fi Alliance, o Wi-Fi Direct faz uma melhor gestão da energia, podendo resultar em aumentos de 15 a 40% em termos de tempo útil de bateria(em comparação com a norma actual 802.11n)
- Bluetooth 4.0 – Um dos pontos fulcrais no Bluetooth 4.0 é a insistente redução do consumo de energia, isto comparando com o que hoje temos nos nossos dispositivos. Para quem quiser saber mais sobre a nova tecnologia usada no Bluetooth 4.0 (Low Energy) pode fazê-lo aqui aqui
Segurança
- Wi-Fi Direct – suporte para WPA2 e criptografia AES de 256 bits
- Bluetooth 4.0 – Suporte para criptografia AES 128 bits
Disponibilidade
- Wi-Fi Direct – Segundo algumas informações da Wi-Fi Alliance, actualmente existem já 5 placas com suporte para Wi-Fi Direct: Atheros, Broadcom, Intel, Ralink e Realtek que estarão disponíveis no final do ano.
- Bluetooth 4.0 – Disponível no mercado antes do final do ano ou início de 2011.
Rectro compatibilidade
- Wi-Fi Direct – tecnologia rectro compatível. Assim, se adquirirmos por exemplo um computador com a tecnologia Wi-Fi Direct, continuamos a ter suporte para o ligar a dispositivos mais antigos (ex. Impressora wireless, smartphone, etx)
- Bluetooth 4.0 – O grande problema é que esta nova versão do Bluetooth não será compatível com versões anteriores….no entanto tudo dependerá do suporte incluído pelos fabricantes para versões anteriores.
Depois de apresentarmos algumas características fundamentais destas duas tecnologia promissoras, qual acha que vingará no futuro?
Artigos relacionados