As redes wireless estão hoje presentes na maioria das casas. Aspectos como a mobilidade, segurança e boas velocidades de transferência de dados são alguns dos factores que fazem com que este tipo de tecnologia seja uma das mais usadas.
Mas se recentemente a sua ligação à Internet lá em casa ficou mais lenta saiba que a culpa pode ser do pinheirinho, mais concretamente da iluminação de Natal.
Como é do conhecimento geral, as redes wireless (ou redes sem fios) são bastante susceptíveis a interferências mas perdem também performance devido a algumas barreiras (ex. paredes grossas, humidade, etc). Isto quer dizer que o sinal sofre um “enfraquecimento” devido à influência de fenómenos como a reflexão, refracção, difracção ou até mesmo absorção, além das interferências causadas especialmente por equipamentos que funcionam na mesma gama de frequências.
Sabia que as iluminações de Natal podem interferir na sua rede?
De acordo com o Ofcom – órgão regulador das comunicações no Reino Unido, os elementos eléctricos usados nos períodos festivos, com por exemplo as iluminações de natal, podem influenciar negativamente a performance da rede wifi.
Para avaliar a performance da rede, o regulador lançou uma app móvel designada de Ofcom Wi-Fi Checker (para Android) que permite avaliar a qualidade do sinal. No entanto esta app é incompatível com vários dispositivos e nesse sentido aconselhamos a utilização da app inSSIDer. Nos routers Technicolor TG784n v3 que vêm com os pacotes fibra da MEO, podem usar a ferramenta nativa.
Se tem iluminações de Natal junto ao router ou então perto do seu smartphone/tablet/PC e notaram uma degradação de sinal da rede wifi, então experimentem mudar o pinheirinho de lugar ou desligar mesmo a iluminação de Natal por uns momentos para verificar se as interferências têm essa origem.