O SSH (Secure Shell) também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Normalmente quando instalo um Linux, o SSH é aquela ferramenta que tem de estar indiscutivelmente disponível na máquina para que eu possa aceder à mesma de qualquer lado.
O cliente SSH pode ser executado a partir de uma máquina com o SO Linux ou Windows. O SSH é bastante utilizado por administradores de rede pois além de ser bastante simples de usar é também bastante seguro usando mecanismos de criptografia e autenticação em ambas as partes (cliente e servidor).
Neste pequeno artigo pretende-se ensinar a montar um servidor SSH num Ubuntu, usando como cliente os famosos programas putty ou SSH secure Shell. Vão ver como é realmente simples:
Instalação servidor e cliente
# sudo apt-get install openssh-server openssh-client
Testar o serviço # ssh 127.0.0.1
Iniciar ou Parar o serviço
# sudo /etc/init.d/ssh start
# sudo /etc/init.d/ssh stop
Reiniciar serviço
# sudo /etc/init.d/ssh restart
Configurações (Para quem pretenda efecutar alterações no serviço pode recorrer ao ficheiro sshd_config )
$ sudo su -
# vi /etc/ssh/sshd_config
Aceder ao Linux via Windows Para quem pretender aceder à shell do Linux através do Windows, existem muitas aplicações para o efeito. As mais conhecidas são o Putty e o SSH Secure Shell. O utilizador só terá de indicar qual o endereço IP do servidor e definir como porto o 22.
PUTTY
SSH Secure Shell