Pplware

Meo Smart Home: Quanta energia consome o seu computador?

No final de cada mês tem notado que a sua fatura de eletricidade é elevada? Mas quais serão os equipamentos responsáveis por ter assim valores elevados? Era interessante que o prestador de serviço de energia conseguisse fornecer aos clientes essa informação! Apesar de existirem já uns contadores inteligentes parece-nos que não está previsto nada a esse nível.

Se o prestador de serviço não disponibiliza essa informação, podemos ter sempre alguns equipamentos que nos informem dos consumos. Hoje vamos conhecer a tomada inteligente da plataforma Meo Smart Home.


O MEO Smart Home consiste numa solução de segurança e vídeo, totalmente “chave na mão”. Além dessas funcionalidades, podemos integrar neste Kit vários componentes associados à domótica e conforto, como por exemplo, um sensor de humidade e temperatura ou então uma lâmpada inteligente, entre outros. Hoje o equipamento que apresentamos é a tomada inteligente que pode ser controlada à distância e além disso ainda regista os consumos.

Tomada Inteligente

A Tomada Inteligente é controlada remotamente através do smartphone, tablet ou computador, ou localmente através de um Interruptor sem fios e é facilmente controlada através da aplicação MEO Smart Home, permitindo o controlo à distância de equipamentos elétricos.

Características técnicas:

Como instalar a tomada inteligente?

O processo de instalação da tomada inteligente é bastante simples. Para tal basta entrar na plataforma Meo Smart Home, ir a Definições e em seguida selecionar a opção Adicionar um acessório. Depois é só seguir os passos solicitados (tal como mostramos aqui para adicionar uma lâmpada).

Como se pode ver pelas imagens, é possível saber o consumo instantâneo, por semana, por mês e por ano. Tudo o que ligue à tomada, como por exemplo um computador, carregado de um gadget, aspirador, etc) o equipamento registará o consumo.

Quem pretender pode também exportar os dados, sendo criado um ficheiro .csv com registos de 5 em 5 minutos dos Watts consumidos.

Exit mobile version