Pplware

MEO: Como configurar um router alternativo com OpenWRT

Muitos são os leitores que nos questionam sobre a possibilidade de trocar os routers dos operadores por outros capazes de assumir tais funções.

No passado já ensinamos aqui como configurar um segundo router para gerir a ligação à internet, através do operador MEO, e hoje ensinamos a configurar um router com OpenWRT para substituir em definitivo o equipamento do operador.

Antes de começar o tutorial propriamente dito, é importante referir que  podem configurar o router de duas formas e ter os serviços (quase) todos a funcionar.

O primeiro método , funciona em qualquer ISP, mas bloqueia a ligação de determinados equipamentos a determinadas portas, e no caso da MEO, perdemos acesso ao serviço Meo GO dentro de casa.  Outra coisa que é importante referir é o facto deste  tutorial não cobrir a instalação do OpenWRT no vosso router, para isso procurem na internet como fazê-lo, a própria wiki do OpenWRT tem informação para todos os router suportados. Este tutorial apenas funciona para quem tem serviço fibra.

Como configurar um router com OpenWRT para substituir o router da MEO?

Para proceder as seguintes configurações devem ter um equipamento com OpenWRT e seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Configurar as VLANs que nos chegam do ONT (Optical Network Terminal [basicamente aquele equipamento que converte a fibra em cabo UTP]). Vamos então ao menu Network e opção Switch.

No ecrã que aparece, vamos garantir que a opção “Enable VLAN functionality” está activa. Depois vamos adicionar as VLANs especificas do nosso serviço, que no caso da MEO é a 10 e a 12.

Em termos de configuração das VLANs nas portas do switch temos que no CPU têm de estar todas tagged e na porta 1 (que é normalmente a porta WAN) apenas as do ISP, no caso da MEO a 10 e a 12. As restantes portas do router vai depender do que queremos, se queremos uma configuração a 100% ou a 80%. Para a configuração a 80%, que também é a mais rápida de configurar é só colocar desta forma:

E assim, ficamos com a MEO Box “presa” na porta 1 do router (excluindo a porta WAN), e o ATA na porta 2, ficando com a porta 3 e 4 disponíveis para a nossa rede normal de casa. Importante relembrar que deste modo não temos acesso ao MEO Go nem a utilizar aqueles comandos remotos da MEO Box via telemóvel, mas a TV e o telefone deverão funcionar correctamente.

Para a solução a 100%, esta seria a configuração:

Note-se que nesta imagem, não há nenhuma porta dedicada aos equipamentos nem de voz nem de imagem e temos assim as 4 portas disponíveis para ligação de equipamentos (PC’s, impressoras, MOE Box, etc). Tendo isto configurado, está na altura de configurar-mos a nossa ligação à internet e para isso vamos ao menu Network -> Interfaces.

Neste ecrã vamos agora editar a ligação WAN:

Vamos agora alterar o campo Protocol para PPPoE e preencher o username e password de acesso à Internet. Portanto, ficará algo deste género:

Depois vamos aos Physical Settings e seleccionamos o “VLAN Interface: eth0.10” (ou o que for correspondente à VLAN 10 (pode variar conforme router).

Agora temos uma boa noticia e uma má. A boa é que se optaram pela solução 80%, a configuração está concluída sendo só é preciso ligar a Box na porta respectiva e usar a internet como bem quiserem , se querem mesmo a solução a 100% vão ter de esperar pelo próximo tutorial.

Por Carlos Silva para PPLWARE.COM

Exit mobile version