Pplware

Json (JavaScript Object Notation) – O sucessor do XML

JSON – simples para o utilizador ler e escrever…. fácil para as máquinas gerarem e processarem!

Para quem anda pela área da programação, certamente que já teve a necessidade de trocar informação entre uma aplicação servidor e uma aplicação cliente. Numa primeira abordagem, a escolha do formato de dados para intercâmbio de informação entre servidor e cliente é o XML.

No entanto, o formato JSON  tem vindo a ganhar popularidade e é actualmente o formato padrão para muitos serviços disponíveis na Internet, como é o caso do Twitter ou Yahoo.

O formato JSON foi originalmente criado por Douglas Crockford e é descrito no RFC 4627. O XML tem vindo a ser trocado pelo JSON, uma vez que o JSON é mais rápido de processar, eficiente, e simples de entender.

O formato JSON assenta basicamente em duas estruturas:

Este tipo de estruturas de dados são transversais a quase todo o tipo de linguagens de programação modernas, o que faz do JSON é excelente escolha no que se refere ao formato para intercâmbio de informação.

Representação das estruturas no formato JSON:
Objecto

Um objecto é um conjunto desordenado de pares chave/valor. No formato JSON, um objecto começa por { (chaveta esquerda) e termina em } (chaveta direita). Cada nome é seguido de : (dois pontos) e os pares chave/valor são separados por , (vírgula).

Exemplo

{
	color: "azul",
        site: "pplware.com”,
        value: "#f00"
}
Array

Um array é um conjunto de valores ordenados. Um array de valores começa por [ (parênteses recto esquerdo) e termina com ] parênteses recto direito). Os valores encontram-se separados , (vírgula).

Exemplo:

[ 100, 500, 300, 200, 400 ]
Value

Um value (valor) pode ser uma String (dentro de aspas), um número, ou verdadeiro, false ou null

String

Uma string é uma sequência de zero ou mais caracteres unicode. A sequência é bastante semelhante à utilizada em linguagens de programação como C ou string JAVA.

Number

Um número é muito semelhante ao usado nas linguagens de programação C ou Java, excepto os formatos octal e hexadecimal uma vez que não são usados.

Um exemplo do formato JSON

{"menu": {
	"id": "pplware",
	"value": "100",
	"popup": {
	"menuitem": [
	{"value": "Linux", "Mac": "Windows"},
	{"value": "Android", "iOS": "Windows"},
	{"value": "redes", "apps": "tutoriais"}
	]
	     }
	}}
Em Resumo…

O formato JSON promete, uma vez que possui características que o permitem destacar-se do formato XML. É comum ver actualmente aplicações que usam os dois formatos, nos entanto nota-se que o JSON está a crescer e que as linguagem de programação cada vez mais disponibilizam suporte para este formato. Vamos ver o que nos reserva o futuro.

Para finalizar gostaríamos apenas de saber se já conhecia o JSON?

Artigos relacionados


Homepage: JSON

Exit mobile version