Pplware

Crie apps para Android: Guia do Android Studio para iniciantes (1)

Se há uns anos o foco era a programação de apps para Desktop, atualmente a tendência é programar para a Web ou então criar apps nativas para dispositivos móveis. Para quem pretender começar a programar para Android, a nossa sugestão vai para o Android Studio. De acordo com a própria Google, com este IDE a programação para Android é mais simples e rápida.

Hoje ensinarmos como podem instalar esta plataforma para começar a programar.


O Android Studio é uma plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é baseada no IDE IntelliJ IDEA da Jetbrains e é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores.

Este IDE tem tudo o que um programador precisa para programar uma app, incluindo um editor de código bastante completo, ferramentas de análise de código, emuladores, etc. Pode ainda programar para WearOS, Android TV, Android Auto e Android Things.

Como instalar o Android Studio?

Instalar o Android Studio é algo relativamente simples. Para começar deve obter a última versão do IDE aqui. O Android Studio está disponível para Windows, Linux e macOS. Para este tutorial vamos usar uma máquina com macOS.

Depois de obter a versão para o seu sistema, basta que siga os seguintes passos. No caso do macOS devem arrastar o ícone do Android Studio para dentro de Aplicações.

Em seguida indiquem se pretendem obter ou não as definições de versões mais antigas do Android Studio. Para este pequeno tutorial vamos considerar que não.

Num das primeiras interfaces é solicitado ao utilizador que escolha o tema: o Darcula (um estilo de Dark Mode) ou Light.

Em seguida é apresenta uma lista de componentes que serão descarregados para que o Android Studio funcione corretamente. Carregue em Finish e aguardem alguns minutos até que o IDE fique operacional.

Após a instalação escolham se querem iniciar um novo projeto no Android Studio, se querem abrir um existente, se querem importar um projeto realizado, por exemplo, no Eclipse, etc.

Num próximo tutorial vamos mostrar como podem iniciar um novo projeto. Como referido, com esta plataforma, podem criar apps para o vosso smartphone, tablet, Wear OS, TV, Android Auto e Android Things. Estejam sincronizados que em breve teremos novos tutoriais.

Exit mobile version