Quem desenvolve software tem a noção que normalmente nenhuma app está totalmente acabada. Há bugs que são detetados, algoritmos que podem ser melhorados, interfaces e módulos a serem modificados… enfim, um conjunto de situações às quais os programadores têm de dar respostas atempadamente.
Hoje vamos ensinar como podem usar o Git, em conjunto com o Github, no macOS para controlo de versões do software.
O que é o Git?
O Git é um sistema gratuito, open source, rápido e distribuído para controlo de versões de software. Este sistema foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds que assim disponha de um mecanismo automático para disponibilizar o código referente ao desenvolvimento do Kernel Linux.
Além do Kernel Linux, existem atualmente muitos projetos mundiais que usam este sistema de controlo de versões, dos quais destacamos o projecto Perl, Eclipse, Gnome, KDE, QT, Rubby on Rails, Android, PostgreSQl, DEbian, X.org, entre outros.
Como usar o Git, via terminal, no seu macOS?
Usar a ferramenta Git parece, no início, algo complicado porque é importante perceber toda a estrutura de funcionamento. Hoje vamos ensinar os comandos básicos para usar um repositório já criado no GitHub (pode ver aqui como criar), proceder a alterações e fazer o upload, de novo, para o repositório. Para isso sigam os seguintes passo:
Passo 1) – Fazer um clone do nosso repositório para pasta local
git clone https://github.com/ppinto-pplware/smartphones_app.git
Passo 2) – Aceder à pasta local
cd smartphones_app
Passo 3) – Vamos fazer uma pequena alteração num ficheiro. Para este exemplo vamos aceder ao ficheiro index.js e inserir um comentário no código. Depois de fazermos as alterações, devemos gravar.
Passo 4) – Vamos agora monitorizar o ficheiro alterado. Para isso usamos o comando…
git add index.js
Podem ver que o ficheiro está agora a ser monitorizado através do comando
git status
Passo 5 – Vamos fazer o commit para o respositório local
git commit -m "add comentario"
Passo 6) – Por fim vamos proceder ao upload do novo código para o nosso repositório. O comando usado é:
git push
Para verem e confirmarem as alterações, podem aceder ao repositório do GitHub, e verificar que o ficheiro foi alterado. Podem também ver o comentário associado no último commit.
Estes são os comandos básicos para quem pretenda trabalhar com o Git. Em outros tutoriais iremos mostrar o “ciclo de vida” de um ficheiro num repositório assim como a utilização deste sistema integrado em editores de texto. Estejam atentos.