Pplware

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 2

Dica de hoje: Actualização da formula de acordo com a linha e coluna

Ora vivam caros leitores! Depois de no passado Domingo termos apresentado a nossa nova rubrica sobre Excel (ver aqui) e após a leitura dos comentários dos nossos leitores, consideramos desde já que esta rubrica será importante não só para apresentação das dicas mas também pela partilha e ajuda entre todos na resolução de problemas.

Não se esqueçam que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir, devendo para isso enviar-nos um e-mail com a dica a ser publicada.

Para quem usa o Excel saberá certamente que uma das funcionalidades interessantes e muito práticas é a actualização de formulas de acordo com a linha e coluna.

Vamos por exemplo considerar que temos duas colunas com valores e pretendemos somar os valores, por linhas, e apresentar essa soma numa terceira coluna. Para o seguinte exemplo, e tendo em conta a primeira linha de valores, bastaria considerar que a seguinte formula = SOMA (A2 +B2)

Um dos “truques” mais usados para aplicar essa mesma fórmula às restastes linhas (de referir que a referência das linhas serão automaticamente actualizadas isto é: o A2+B2 passará para A3+B3 até An+Bn), é arrastando, sem largar o botão do lado direito do rato, o pequeno quadrado que aparece na  no canto inferior direito da primeira célula como mostra a figura seguinte.

Como podem ver a formula foi automaticamente actualizada para as restantes linhas.

Vídeo demonstrativo (por Paulo g.)

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Exit mobile version