Os controlos parentais podem ser utilizados para moderar o acesso a conteúdos possivelmente não apropriados para crianças. Ainda que o serviço de streaming da Netflix já tenha vários avisos antes de dar início à reprodução de uma série ou filme, há ainda mais formas de controlar a sua conta e acesso à mesma.
Em seguida ficará a conhecer formas simples e eficazes de aplicar os controlos parentais.
A necessidade de implementar algum tipo de controlos parentais é subjetiva. Contudo, perante a crescente tendência do serviço de streaming da Netflix apresentar automaticamente o próximo episódio ou filmes e séries relacionados, pode dar aso a experiências constrangedoras, ou quiçá até traumáticas.
O streaming de filmes e séries na Netflix
Pode até já ter passado por isso. Estava, por exemplo, a ver uma série ou filme inócuo, que eventualmente chega ao fim. Aí, passados alguns segundos o serviço de streaming vai sugerir-lhe, e começar a reproduzir esse mesmo conteúdo sugerido. Ainda que seja uma boa tática, para a empresa, pode não ser o ideal para crianças.
Espetadores mais sensíveis poderão não gostar de passar de uma série de animação para uma das recentes sugestões como a “Sex Education”. Um mero exemplo da atual tática de distribuição de conteúdo para os seus utilizadores. Agora, vamos dar-lhe a conhecer algumas formas de controlar, também a reprodução automática.
Ao mesmo tempo, importa frisar que mesmo uma conta para crianças, por si só pode não impedir a reprodução de conteúdos menos aconselháveis. Aliás, este tipo de conta, por definição, apresenta conteúdo apropriado para jovens com 12 ou menos anos.
Como definir os controlos parentais na sua conta
Se estiver a utilizar um computador, smartphone, tablet ou Smart TV para assistir aos conteúdos da Netflix este passo é simples. Pode voltar ao menu inicial, de seleção da conta e, na parte inferior – Gerir Perfis. Aí pode definir um nível mais fino de controlo, sempre com base na idade da criança.
Acima está representada a sua primeira linha de defesa, ou de controlos parentais com definições pré-estabelecidas pela Netflix. Com efeito, aqui pode escolher, desde logo, um nível consideravelmente granular de definições para o que será, ou não, apresentado neste serviço de streaming.
Os níveis são os seguintes:
- Apenas para crianças pequenas
- Crianças de todas as idades
- Adolescentes e mais novos
- Todos os níveis de maturidade
Portanto, com base na sua situação, escolha o plano mais adequado.
Ainda assim, isto pode não ser o suficiente para as suas necessidades. Nesse caso, aceda às Definições de conta, a partir do canto superior esquerdo no menu das opções. Aí, entrará nas definições presentes na página do seu perfil ou conta. Em seguida pode aceder e definir controlos parentais mais específicos após inserir a password.
Definir um PIN para séries ou filmes específicos
Caso o primeiro método, menos restritivo, não seja o suficiente, pode definir um código PIN para precaver dois tipos de situações. Em primeiro lugar, para impedir a reprodução de qualquer conteúdo com uma classificação superior à faixa etária selecionada. Em segundo lugar, para barrar conteúdos específicos.
Uma vez dentro deste menu “Controle dos Pais” pode aplicar um código PIN de 4 dígitos. Desse modo, para ver qualquer série ou filme com uma classificação acima da faixa etária selecionada, em qualquer perfil, será necessário inserir o código PIN. Este é o método com controlos mais restritivos de acordo com a Netflix.
A partir daqui, só mediante a introdução do PIN é que estes conteúdos poderão ser reproduzidos. Pode encontrar informação adicional na página de ajuda da Netflix.