Pplware

Dica Linux: Troque o endereço IP por um nome

Neste “mundo dos computadores” as máquinas são alcançáveis através de um endereço IP ou de um nome que depois é “traduzido” para o respetivo endereço IP.

Para tal necessitamos de um serviço de DNS que faz a tradução de um nome para um endereço IP e vice-versa. No entanto a instalação, em concreto a configuração de um serviço de DNS é algo complexo! Hoje ensinamos como podem facilmente ter um serviço de DNS local.

Para que serve um servidor de DNS?

Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.

Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.

E quando não temos um servidor de DNS?

Configurar um serviço de DNS não é propriamente uma tarefa simples e em situações onde possuímos poucos computadores podemos dar a volta por outro lado para que a tradução de nomes em IPs e vice-versa seja realizada.

Para quem não sabe, em máquinas Linux e até Windows, antes de uma máquina consultar o servidor de DNS definido na parte das configurações de rede, consulta um ficheiro designado de hosts.

Vamos considerar o seguinte cenário (nome de maquinas e respetivo endereço IP).

Para que a nossa máquina passe a conhecer o nome das restantes máquinas, e considerando que estamos num PC com Linux, vamos abrir o ficheiro /etc/hosts e adicionar as seguintes linhas:

Depois de adicionada essa informação, gravem e saiam do ficheiro. Para saber se tudo está a funcionar, ou seja, ao introduzir um nome a nossa máquina deve conseguir resolver para o respetivo endereço IP vamos recorrer ao comando ping.

Se quiserem saber uma situação onde esta configuração pode ser interessante, leiam o artigo que partilhamos a seguir.

Leia também…

Exit mobile version