Como já temos referido anteriormente em inúmeras ocasiões, o Ubuntu tem sido o principal responsável para levar o Linux para índices de usabilidade que até há uns anos atrás seriam impensáveis. Apesar deste aspecto que é de saudar, nem todas as decisões na minha opinião são acertadas. Hoje deixo-lhe a dica para desactivar um dos comportamentos mais “rebeldes” do Ubuntu Jaunty Jackalope.
O comportamento mais intrusivo que refiro, refere-se ao gestor de actualizações. Já deve ter reparado que sempre que inicia ou reinicia o seu computador ao lançar a sessão, caso existam novas actualizações de software / componentes essenciais de sistema, o Ubuntu 9.04 lança-lhe o gestor de actualizações automaticamente sem que o tenha solicitado.
Ora caso esteja sempre a reiniciar o pc, e não queira instalar actualizações no presente por falta de tráfego, pode se tornar num comportamento bastante irritante e quase que lembra aqueles popups que todos nos habituámos a ver e a detestar em alguns sites.
Felizmente os browsers actuais já têm sofisticados mecanismos para eliminar popups. Mas voltando ao Ubuntu pode desactivar este comportamento demasiado intrusivo do gestor de actualizações.
Lance a janela de “Executar Aplicação” mudando para a área de trabalho e através da combinação de teclas Alt + F2. Assim que esta caixa de diálogo escreva gconf-editor e pressione Enter.
Este comando irá lançar o Editor de Configuração. Este pequeno aplicativo é parecido na sua forma com o editor de registo do Windows, embora este editor permita de uma forma gráfica activar parâmetros de internos de configuração do GNOME.
A partir de agora expanda a árvore lateral do editor de configuração na secção Apps e escolha Update Notifier. Desactive a opção “auto launch” que estará seleccionada por omissão.
Fácil não foi? E nem uma linha de comandos foi precisa para resolver o problema. Mais elementar que isto seria impossível. A partir de agora não terá de fechar sempre o gestor de actualizações sempre que inicia uma sessão no Ubuntu, caso não deseje realizar as actualizações. Tenha em atenção que esta opção não desactiva o gestor de actualizações, apenas o deixa estar na área de notificações do painel superior do Ubuntu (onde deveria estar desde o inicio a não ser que você queira o contrário).