A aplicação Bússola que equipa os smartphones é verdadeiramente útil. Contudo, importa saber usá-la e compreender os dados que ela fornece. Neste artigo, mostramos como calibrar a bússola do iPhone.
Quer esteja ao ar livre a explorar a montanha ou a visitar uma nova cidade, a aplicação Bússola pode ajudá-lo a orientar-se, assegurando que está a andar na direção certa.
Apesar de as aplicações de Mapas da Apple ou da Google, por exemplo, serem as primeiras ferramentas em que pensamos, quando precisamos de apoio à navegação, a bússola pode ser uma importante aliada, especialmente em emergências, quando os sinais de GPS são fracos ou não estão disponíveis.
A aplicação Bússola, disponível no iPhone por predefinição, proporciona uma forma fiável de determinar a sua direção e chegar a um local seguro.
Com a aplicação, pode ver a direção para onde o telefone está virado, a sua localização atual e a sua elevação.
Para utilizar a bússola corretamente, deverá ter de calibrá-la na primeira vez que a abrir. Depois disso, a bússola deverá ser calibrada automaticamente sempre que a abrir, oferecendo leituras mais exatas.
Um dos benefícios da calibração da bússola é a melhoria da precisão ao utilizar o Apple Maps, o Google Maps e outras aplicações que dependem de dados de orientação para a navegação.
Como calibrar a bússola do iPhone
Quer esteja a utilizar a aplicação Bússola pela primeira vez ou a ter problemas com leituras imprecisas, importa saber como calibrar a bússola do iPhone.
Recalibrar a bússola pode ser necessário, quando esta apresentar direções inconsistentes ou incorretas, ou quando constatar que as aplicações de navegação têm dificuldade em fornecer direções precisas.
Além disso, deverá recalibrá-la, se ela parecer estar presa ou não responder aquando da abertura da aplicação.
Para calibrar a bússola do iPhone, siga os seguintes passos:
- Abra as Definições;
- Aceda a Privacidade e segurança;
- Entre em Serviços de localização;
- Deslize até Serviços do sistema;
- Ative a Calibragem da bússola.
Em imagens:
Desta forma, a bússola será calibrada automaticamente sempre que abrir a aplicação no iPhone.
Potenciais problemas na calibração da bússola
Até recentemente, a calibração da bússola era um processo manual. No entanto, a Apple automatizou-o, facilitando-o.
Uma fonte de problemas que pode causar leituras imprecisas ao utilizar a aplicação Bússola é a interferência magnética ou ambiental. A bússola do iPhone utiliza um magnetómetro, que serve para detetar campos magnéticos e determinar a direção.
Dispositivos eletrónicos, objetos metálicos, acessórios magnéticos e até os auriculares do iPhone podem afetar a bússola e causar leituras imprecisas.
Quando isto acontece, recalibrar a bússola, juntamente com manter o iPhone a pelo menos um metro de distância de dispositivos problemáticos, pode ajudar a resolver o problema.
Veja também: