Ao criar um ponto de restauro o Windows armazena todas as informações de configuração do sistema naquele momento, para poder restaurá-lo a esse ponto caso seja necessário. Assim o utilizador terá a garantia de que se algum programa for instalado e fizer com que o Windows não funcione correctamente, tudo poderá voltar ao normal em apenas alguns cliques. Antes de mais verifiquem se o restauro está activo, botão direito do rato sobre O Meu computador » Propriedades » Restauro do Sistema, sem o pisco está activo!
1º passo
O comando encontra-se nas ferramentas de sistema:
Menu Iniciar » Todos os Programas » Acessórios » Ferramentas do Sistema » Restauro do Sistema.
2º passo
Com a janela de restauro aberta deparamo-nos com dois campos de informação, o do lado esquerdo informa-nos sobre esta ferramenta, o do lado direito possibilita-nos restaurar ou criar um ponto de restauro, é isso que escolhemos, criar um ponto de restauro.
3º passo
Depois de termos escolhido na janela anterior, o botão seguinte, temos nova janela onde colocamos a descrição do ponto de restauro, é importante dar um nome que explique o ponto de restauro. Por exemplo se for instalar uma aplicação de nome xpto, então deveremos colocar na descrição do ponto de restauro, antes de xpto.
4º passo
Nesta altura, depois de ter clicado no botão criar, o seu ponto de restauro está feito.
Agora se algo correr mal na instalação que for fazer, é só voltar ao primeiro quadro e escolher restaurar para o ponto antes de xpto.
Esta ferramenta consome alguns recursos da máquina, no entanto em caso de desastre pode salvaguardar muitas preocupações. A minha sugestão passa pelo seguinte: Ao longo do tempo, e definido o espaço que o Windows reserva para os pontos de restauro, a máquina tende a ficar mais pesada. Uma das formas de aliviar o disco dos pontos de restauro que certamente já não iremos usar, é desligar a ferramenta quando tivermos a máquina estável. Reiniciamos o pc e voltamos a ligar os pontos de restauro, fazendo logo de imediato um.