Pplware

Quer correr o Mac OS X El Capitan no seu computador?

Um dos grandes trunfos que a Apple tem nos seus computadores é, sem dúvida, o seu sistema operativo Mac OS X. Embora seja exclusivo para utilização nos seus equipamentos, existem alguns métodos que tornam possível correr este sistema operativo num computador convencional, o chamado “Hackintosh”.

Embora estes processos sejam considerados complexos, existe um modo simples de correr o Mac OS X El Capitan através do uso de uma máquina virtual. Saiba como configurar.

Quem costuma seguir o mundo da tecnologia sabe que os dispositivos Apple nem sempre apresentam o último hardware. Mas, em contrapartida, utilizam um sistema operativo bem optimizado que permitem tirar o máximo desempenho.

No caso dos computadores, o sistema operativo que acompanha estes dispositivos é o Mac OS X, actualmente na versão Sierra, que, além do bom desempenho, oferece também algumas ferramentas do agrado de profissionais de várias áreas.

Como este sistema é exclusivo para equipamentos Apple, ao longo dos tempos, várias foram as tentativas para correr este sistema operativo nos computadores de outras marcas, num processo a que geralmente se chama “Hackintosh”. Embora este processo seja possível de executar, existe uma complexidade adjacente que afasta muitos dos curiosos que pretendem testar este sistema nos seus computadores. Mas, e se existisse uma forma mais simples de correr o Mac OS X no seu computador? É isso que vamos ensinar hoje, com recurso à VMware para correr este sistema, num processo desenvolvido pelo techsviewer.

Como correr o Mac OS X El Capitan na VMware?

Para seguir este tutorial é necessário ter instalada a VMware Player, que é grátis para uso não comercial, ou a VMware Workstation Pro. Adicionalmente, é ainda necessário fazer o download de uma imagem do OS X e das ferramentas para o processo que podem ser encontradas no artigo do techsviewer já citado.

Passo 1 – Para começar deve descompactar a imagem do Mac OS X e extraí-la (caso não tenha uma aplicação para extrair veja estas alternativas).

Passo 2 – De seguida, deve abrir o ficheiro descarregado “All Tools” e descompactar o conteúdo do ficheiro “New Unlock-er”. Após esse passo, deve abrir a pasta “unlocker208” e executar como administrador o ficheiro “win-install”.

Passo 3 – Depois de ter terminado de correr o ficheiro anterior, inicie a VMware Player ou Workstation Pro, clique em “Create a new Virtual Machine” e na janela seguinte escolha a opção “Custom”. Mantenha o Hardware compatibility em Workstation 12.0 e carregue em “Next”.

Passo 4 – No passo seguinte, clique em “I will install the operating system later” e de seguida “Next”. Na janela seguinte, escolha a opção Apple Mac OS X, na versão escolha o OS X 10.11 e, por fim, clique novamente em “Next”.

Passo 5 – Em “Virtual Machine Name” coloque o nome que pretende para a sua máquina virtual, carregue em “Next” e de seguida mantenha a opção “EFI”.

Passo 6 – O próximo passo vai depender do tipo de computador que utiliza. No meu caso, como utilizo um processador dual-core, defini a utilização de 1 processador com 2 cores. Na janela seguinte, é outra configuração que depende do computador que possuí. Como o meu computador apenas tem 4 GB de RAM, disponibilizei apenas 2 GB.

Passo 7 – Na janela de configuração do tipo de rede, escolha a opção “Use bridge networking”. No passo seguinte, mantenha a opção LSI Logic.

Passo 8 – Na configuração de tipo de disco escolha SATA e na selecção de disco clique em “Use an exisiting virtual disk”, seguido de “Next”.

Passo 9 – No passo seguinte carregue em “Browse…” e seleccione o ficheiro “OS X 10.11 El Capitan Retail” dentro da imagem do SO que descompactou anteriormente. Ao carregar, se perguntar se quer converter para um novo formato escolha “Keep Existing Format” e, por fim, carregue em Finish.

Passo 10 – Após finalizar a configuração, vá à pasta documentos do seu computador e abra a pasta “Virtual machines”, seguida da pasta “OS X 10.11” e execute com o bloco de notas o ficheiro VMX intitulado de “OS X 10.11”. No bloco de notas, vá ao final do documento e acrescente o código smc.version = “0” e guardar.

Passo 11 – O processo está finalmente concluído. Agora é só voltar ao VMware, carregar no botão de play verde e desfrutar do Mac OS X El Capitan no seu computador.

Este é um método muito mais rápido e mais simples para quem não quer passar pelos processos complexos do tradicional “Hackintosh”. Embora o desempenho possa não ser o mais optimizado, este método já vai permitir usufruir da experiência deste SO.

Exit mobile version