Pplware

Como converter VMware para VirtualBox e vice-versa

A virtualização de sistemas operativos tornou-se uma prática bastante comum nos últimos anos, tanto no ensino de unidades curriculares relacionadas com as tecnologias de informação, como por profissionais da área.

Software como o VMware ou o VirtualBox, permitem criar máquinas virtuais que, basicamente, emulam um sistema operativo, como o Windows, Linux ou Android, entre outros, a fim de realizar testes, por exemplo, sem afetar as configurações do seu sistema base, uma vez que a sua execução é tratada de forma isolada.


Tanto o VMware como o VirtualBox funcionam de forma semelhante. É criada uma área virtual para alocar o sistema operativo, tendo este acesso aos recursos do computador, como o áudio, rede, etc. Por vezes, pode haver necessidade de migrar as máquinas virtuais criadas de um software para o outro, cujo processo não é direto. Neste artigo, vamos ensinar, passo-a-passo, como converter uma máquina virtual criada no VMware para uso no VirtualBox, e vice-versa.

VMware para VirtualBox

Antes de começar, certifique-se de que a máquina virtual a exportar está no estado “Desligado”. Para tal execução ser possível, é necessário converter o ficheiro (.vmx) do VMware para (.ovf) do VirtualBox.

Passo 1: Aceda à diretoria de instalação do VMware, habitualmente localizada em C:\Program Files (x86)\VMware\VMware Player. Pressione a tecla SHIFT + Botão Direito do Rato na pasta OVFTool e selecione a opção “Abrir janela de comando aqui”.

Passo 2: Aberta a linha de comandos na pasta OVFTool, execute o comando abaixo, alterando o “nomedeutilizador” para o seu. A primeira pasta refere-se ao local de origem, onde se encontra a máquina virtual do VMware (Ubuntu_Pplware.vmx), a segunda, ao local de destino do ficheiro convertido para o VirtualBox (Ubuntu.ofv). Esta operação levará alguns minutos.

ovftool "C:\Users\nomedoutilizador\Documents\Virtual Machines\Ubuntu_Pplware\Ubuntu_Pplware.vmx" C:\Users\nomedoutilizador\Documents\ubuntu.ovf

Passo 3: Abra o VirtualBox, e através do menu “Arquivo”, selecione a opção “Importar Appliance…”.

Passo 4: Procure pelo ficheiro convertido, que deverá ter ficado em C:\Users\nomedoutilizador\Documents\ubuntu.ovf.

Passo 5: Clique em “Importar”.

Passo 6: Por fim, resta abrir a respetiva máquina virtual.

VirtualBox para VMware

Ambos os métodos são simples, no entanto, este é feito através de uma interface gráfica, ao invés da linha de comandos utilizada no processo anterior. Convertamos agora uma máquina virtual criada no VirtualBox para utilizar no VMware.

Passo 1: Abra o VirtualBox, e através do menu “Arquivo” selecione a opção “Exportar Appliance…”.

Passo 2: Escolha a máquina virtual pretendida, neste caso, trata-se do Windows 7.

Passo 3: Defina uma pasta para a sua exportação.

Passo 4: Clique em “Exportar” e aguarde alguns minutos enquanto a exportação é processada.

Passo 5: Abra o VMware e selecione “Open a Virtual Machine”.

Passo 6: Procure pelo ficheiro convertido, que neste caso está em C:\Users\nomedoutilizador\Documents\Clone de Windows7_oracle.ova.

Passo 7: Se lhe for apresentado este erro, clique em “Retry” e aguarde até o processo de importação ficar concluído.

Passo 8: Uma vez terminado, a máquina virtual está pronta para ser executada.

Desta forma, facilmente pode converter a máquina virtual do VirtualBox para o VMware e vice-versa, sem perder quaisquer configurações. O processo funciona perfeitamente, pois ambas as ferramentas de virtualização são capazes de exportar nos respetivos formatos.

Exit mobile version