Pplware

Como controlar o Android através do PC? (Parte 1)

Por vezes, quando estamos no computador, precisamos de aceder a alguma coisa que está no smartphone ou correr alguma aplicação instalada. Neste caso, para que possa aceder a aplicações e ficheiros, não é necessário sequer largar o PC. Todo o controlo do smartphone pode ser feito remotamente e é isso que lhe vamos ensinar.

A semana passada mostrámos como utilizar um dispositivo Android como segundo ecrã de um computador. Mas se quisermos uma interacção contrária, controlando o dispositivo Android pelo seu PC?

Neste tutorial, dividido em duas partes, vamos ensinar a configurar duas aplicações (AirDroid e TeamViewer) que irão permitir efectuar esta operação. Hoje, na primeira parte, vamos centrar-nos na aplicação AirDroid.

AirDroid

Uma das ferramentas mais conhecidas para gestão e mirror do smartphone é, sem dúvida, o AirDroid. Esta aplicação, que também deverá estar em breve disponível para iOS, permite que aceda a todo o conteúdo do seu smartphone através do seu browser ou computador.

Para fazer mirror do ecrã do seu dispositivo Android para o computador, podemos utilizar os dois métodos, sendo que a aplicação AirDroid já terá que estar instalada.

Como configurar o AirDroid pelo browser

1 – Abra a aplicação AirDroid e faça login na sua conta. Caso ainda não tenha, crie uma nova.

2 – Abra ao site http://web.airdroid.com e insira os seus dados de login. A partir deste momento já pode aceder a todos os seus ficheiros e mensagens.

3 – Para poder fazer mirror do ecrã do seu smartphone deve carregar na aplicação que surge na página principal do seu “ambiente de trabalho” no AirDroid com o nome Airmirror. Caso use o Google Chrome, para utilizar esta opção deve instalar esta extensão.

4 – Agora já pode controlar o seu smartphone a partir do PC. Da próxima vez que conectar, já não vai precisar de ligar o cabo, podendo a ligação ser feita apenas através do WiFi.

Como configurar o AirDroid pela aplicação de desktop

1 – Abra a aplicação AirDroid e faça login na sua conta. Caso ainda não tenha, crie uma nova.

2 – Descarregue e instale a aplicação do Airdroid para Windows.

3 – Abra a aplicação instalada e faça login na sua conta.

4 – Depois do login, active o acesso às notificações no seu smartphone. Para isso, vá às ferramentas do AirDroid e carregue na opção Desktop Notif. A partir deste momento vai poder ter acesso às suas mensagens, registo de chamadas, contactos, notificações e backups.

5 – Para fazer mirror do seu dispositivo Android para o PC deve escolher o separador Transferência de ficheiros e, de seguida, a opção Airmirror.

 

6 – Caso não tenha root, o AirDroid vai pedir que active o USB debugging. Para isso, abra as definições, carregue em Acerca do telefone e carregue sete vezes seguidas na opção Build Number. Este método irá desbloquear as opções de programador. Volte à pagina principal das definições e irá agora encontrar um novo menu chamado Opções de programador. Abra essa opção e active a opção depuração USB. De seguida ligue o smartphone por USB ao computador e continue o processo.

7 – Agora já pode controlar o seu smartphone a partir do PC. Da próxima vez que conectar, já não vai precisar de ligar o cabo, podendo a ligação ser feita apenas através do WiFi.

Com o AirDroid já consegue aceder ao seu conteúdo do seu smartphone directamente a partir do PC. Amanhã, na parte 2, vamos mostrar como configurar o TeamViewer.

Exit mobile version