Iremos hoje aqui apresentar um guia para a construção de um relatório direccionado para o meio académico/escolar. Trata-se de um documento simples, mas completo, que contém os componentes essenciais que compõe um relatório. Será particularmente útil para aqueles que necessitam de aprender a trabalhar com esta tecnologia rapidamente, quer seja por obrigação ou por curiosidade. Este artigo será dividido em duas partes: construção inicial do relatório e inserção de imagens e tabelas.
No segundo ano do meu curso na universidade foi-me requerido que os relatórios apresentados, fossem redigidos em LaTeX. Tal facto motivou-me a pesquisar e a saber mais, pois vi que poderia apresentar trabalhos com melhor qualidade e em menos tempo. Eu e os meus colegas recorremos a livros e à Internet para aprender sobre LaTex o mais rápido possível, mas o que acontece é que a informação por vezes não é completa e encontra-se dispersa, o que fez com que gastássemos bastante tempo apenas para construir um simples documento. Com este artigo pretende-se facilitar um pouco a vida de quem se inicia no LaTex.
Passemos então à acção: Comecemos então por apresentar um código básico que iremos incrementar:
\documentclass[11pt,a4paper]{report}
\usepackage[portuguese]{babel}
%Em windows
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}
%Em Linux
%\usepackage[utf8]{inputenc}
\author{Autor do documento}
\title{Titulo do documento}
\begin{document}
\maketitle
\end{document}
Trata-se do básico para a realização de um documento em língua portuguesa. Com estas marcações poderemos apenas escrever documentos que só contenham texto. Iremos então começar a adicionar outras funcionalidades.
Quem vem de sistemas WYSIWYG, está habituado a que as margens do texto sejam menores, isto é, que o texto ocupe mais espaço na página tanto a nível horizontal com a nível vertical. As classes article,report ou book utilizam uma configuração destes parâmetros, que por omissão, tornam os documentos um pouco estreitos, comparando com os documentos feitos em sistemas WYSIWYG, o que leva muita gente a procurar formas de mudar estes parâmetros.
Os parâmetros utilizados por omissão no LaTex são assim dessa forma, pois foram levados a cabo estudos que mostram que se torna mais fácil ler o documento nesse modelo, bem como cansa menos os olhos, entre outros… mas isso não quer dizer que estes não possam ou devam ser modificados. Por isso existem várias formas de o fazer. A forma mais fácil e prática é utilizando o pacote geometry. Para modificar as margens do documento, iremos então adicionar a seguinte linha antes do inicio do documento:
\usepackage[hmargin=2cm,vmargin=3.5cm,bmargin=2cm]{geometry}
Iremos então ter:
- Margem horizontal = 2cm
- Margem vertical = 3.5cm
- Margem de fundo = 2cm
Devido ao carácter lógico em que baseia se a linguagem LaTeX, a organização e distribuição de conteúdos presentes no documento são obtidas por meio de marcações que indicam, entre outros, os Capítulos, Secções, Resumo e Índices. As marcações que denominam estas partes são as seguintes:
Índices automáticos de conteúdo:
\tableofcontents %Índice de conteúdos
\listoftables %Lista de tabelas
\listoffigures %Lista de figuras
Resumo:
\begin{abstract}
Texto aqui
\end{abstract}
Capítulo:
\chapter{Nome_do_capítulo_aqui}
Secção:
\section{Nome_da_secção_aqui}
Neste momento torna-se já possível apresentar algo que se parece com um relatório. Adicionando algum texto ao acaso, apenas a título de exemplo, e fazendo uso das marcações acima descritas teremos o seguinte resultado:
Mas caso não se modifiquem as margens e se utilizem os valores por omissão, a zona correspondente à imagem acima irá ser mais estreita e terá o seguinte aspecto:
Depois de atingir este estado evolutivo, torna-se pertinente também a inclusão de cabeçalho e rodapé no documento. Desta forma o documento possuirá mais organização e será mais fácil saber em que região nos encontramos. Em LaTeX isto é feito recorrendo ao pacote fancyhdr.
Teremos então de adicionar este pacote usando a marcação \usepackage{fancyhdr}. Depois necessitamos de dizer qual o estilo, e o que queremos em cada posição do cabeçalho e rodapé. Adicionamos então as seguintes linhas (imediatamente antes da marcação \maketitle):
\pagestyle{fancy} %estilo fancy
\lhead{\rightmark} % esquerda do cabeçalho
\chead{} %centro do cabeçalho
\rhead{\leftmark} % direita do cabeçalho
\lfoot{} %esquerda do rodapé
\cfoot{\thepage} %centro do rodapé
\rfoot{} %direita do rodapé
Em que \rightmark indica a secção e \leftmark indica o capítulo. Estas alterações produzirão o seguinte resultado:
E pronto, com algumas linhas mais o cabeçalho e rodapé é criado de forma muito simples. Este ainda se poderá tornar mais avançado utilizando o pacote fancyvbr e outras marcações. Nesta fase, a nível de componentes, já não estamos mal, mas não há relatório que se preze que não contenha uma bibliografia. Para adicionar uma bibliografia existem duas formas:
- Recorrendo ao BibTeX: modo em que se utiliza um ficheiro .bib que contém todas as obras por nós utilizadas, e outras mais. De modo a podermos ter sempre acesso às obras que costumamos utilizar, e citar apenas aquelas que foram consultadas no âmbito de um dado projecto.
- Modo manual: modo indicado quando existem poucas referências a serem citadas. Não há necessidade de complicar quando a bibliografia irá conter apenas dez itens, porém utilizando BibTeX a qualidade da bibliografia irá de encontro a uma informação tendencialmente mais completa.
Neste momento irei apenas aplicar o método manual pois é mais básico, e produz o mesmo resultado visual. Para uma bibliografia manual são usadas as seguintes marcas:
\begin{thebibliography}{2}
\bibitem{ref1} Alberto Simões ,{\em Uma não tão pequena introdução ao \LaTeX},2007.
\bibitem{ref2} Autor do livro ,{\em Título do Livro}, Ano de edição,Editora,etc.
\end{thebibliography}
Tendo como resultado o seguinte:
Para isso adicionamos no fim documento a marca \appendix e adicionam-se os apêndices da seguinte forma:
\chapter{Exemplo de Apêndice }
\section{Exemplo de Sub Apêndice }
Isto produz o seguinte:
Informação sobre o autor: O meu nome é Ricardo Fernandes e sou estudante na Universidade do Minho no curso de Engenharia de Comunicações. Sou um entusiasta da plataforma LaTeX e tecnologia em geral. Recentemente decidi empregar um pouco do meu tempo na redacção de artigos e manutenção de um blog sobre LaTeX. É meu objectivo facilitar um pouco mais a integração nesta tecnologia. O blog pode ser acedido no seguinte endereço: http:\\easylatek.blogs.sapo.pt
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