Pplware

Como ter um WordPress de alta performance em 5 minutos (P3)

O WordPress é, sem margem de dúvida, uma das plataformas de conteúdos (tipicamente também designado de CMS – content management system) mais populares da Internet. Com o WordPress o utilizador pode criar facilmente sites, blogs, sites de comércio eletrónico, etc. etc… de uma forma rápida, simples e muito profissional.

Depois de ensinarmos ativar o WordPress e de aprender a realizar algumas configurações básicas, hoje vamos ver como se podem criar categorias e criar também um menu baseado nessas categorias criadas.


Como já referimos, ter um WordPress totalmente funcional não é propriamente uma tarefa difícil no entanto tudo vai do que pretendemos ter. Ao longo do tempo vamos aprendendo a “dominar” a plataforma e tudo se torna mais fácil. Hoje ensinar a criar categorias e a criar um menu baseado nas categorias criadas.

 

Como criar categorias?

As categorias é uma forma simples de organizar os conteúdos que publicamos no nosso site. Para criar categorias basta entrar no backoffice do WordPress, ir a Artigos > Categorias.

Depois é só indicar o nome para a categoria a criar e carregar no botão Adicionar nova Categoria. Para este tutorial criamos as categorias: Windows, iOS e Android. Por omissão existe uma categoria com o nome Uncategorized.

 

Como criar um Menu baseado nas categorias?

Depois de criarmos as categorias, carregamos em Personalizar.

Em seguida, na zona lateral selecionem a opção Menus

Depois é so carregar na opção Criar novo menu

Vamos agora indicar um nome para o Menu e defini-lo como Menu Principal do site.

O próximo passo é adicionar os itens que pretendemos. Podem ser links diretos para artigos, categorias, etiquetas, etc. Por norma os menus estão associadas às categorias criadas.

Para criar um menu baseado nas categorias basta selecionar os items a adiconar ao menu e está feito.

De acordo com o template escolhido, o Menu será posicionado no cabeçalho do site (mas podemos definir outro local). De referir ainda que podemos reordenar os items. Se o tema tiver também áreas de widgets, podemos adicionar os menus nessas localizações.

E basicamente é isto. Criar menus é algo bastante simples e rápido. Não esquecer que o WordPress é bastante personalizável, o que nos dá uma liberdade fantástica para sermos criativos. Experimentem criar Menus no vosso wordpress e alguma dúvida que tenham deixem nos comentários.

 

Como ter um WordPress com alta performance em 5 minutos?

Como já revelamos, para a elaboração deste tutoriais recorremos ao nosso parceiro PTISP que inclui WordPress pré-instalado em todos os planos de alojamento partilhado, tendo também um serviço dedicado de WordPress.

Mais detalhes nos seguintes endereços:

Os planos WordPress tem características específicas para alojamentos desta plataforma, nomeadamente:

Para todos os planos o utilizador pode adquirir um novo domínio ou então associar um domínio já existente.

Exit mobile version