O WordPress é, sem margem de dúvida, uma das plataformas de conteúdos (tipicamente também designado de CMS – content management system) mais populares da Internet. Com o WordPress o utilizador pode criar facilmente sites, blogs, sites de comércio eletrónico, etc. etc… de uma forma rápida, simples e muito profissional.
Hoje vamos dar início a um conjunto de tutoriais sobre esta plataforma.
Pretende-se, com o conjunto de tutorias que temos previstos, que o utilizador conseguia disponibilizar online um site de nível profissional sem grandes custos. Para a elaboração deste tutoriais recorremos ao nosso parceiro PTISP que tem um serviço dedicado de wordpress e que pode ser consultado no seguinte endereço: https://wordpress.ptisp.pt/.
A PTISP disponibiliza três Planos: WordPress avançado, wordpress premium e WordPress dedicado.
Todos os Planos incluem: Servidores de elevada performance com discos SSD em RAID 10, otimizações específicas para WordPress, mecanismos de cache, tráfego ilimitado, análise de segurança, updates automáticos, backups diários, acesso FTP e Google AdWords. Para todos os planos o utilizador pode adquirir um novo domínio ou então associar um domínio já existente.
Como ativar o WordPress?
Instalar o WordPress não é propriamente uma tarefa difícil mas demora o seu tempo e é preciso ter alguns conhecimentos. Com este serviço o utilizador apenas tem de comprar o plano wordpress e ativar o mesmo. Ativar o wordpress é tão simples como carregar em WordPress.
E depois carregar em Install
Na lateral pode fazer uma instalação (custom) ou então escolher qual a versão que pretendem instalar.
Depois é só concordar com termos de licenciamento
O próximo passo é indicar o endereço do site e definir as credenciais administrativas.
Devem também indicar o nome do site, qual o idioma em pretendem instalar e também definir credenciais de acesso à base de dados.
Para finalizar basta carregar em Install. Em menos de 5 segundos o WordPress é instalado e está pronto a funcionar no endereço escolhido – Podem ver aqui: http://demowordpress.ptisp.pt/pplware/
Num próximo artigo vamos ensinar a fazer as primeiras configurações no WordPress. Estejam atentos e se tiverem sugestões deixem nos comentários.