Sabendo da tendência mas não afastando a realidade, quero hoje apresentar um pequeno e simples guia que conduzirá o utilizador a a criar um cabo de rede. Queremos com isso também, esclarecer vários pedidos que nos foram chegando ao longo do tempo.
Para iniciar este tutorial vamos começar por definir a diferença entre um cabo cruzado (crossover) e um cabo directo (straight–through) ou normal.
Bem, imagine que tem 2 computadores em casa e pretende liga-los em rede. Para este efeito vamos usar um cabo cruzado (há actualmente algumas placas a gibabit que já fazem a troca dos pares de fios – MDI-X).
No caso de ter 2 pc’s e por exemplo um Hub ou um Switch, então o cabo a usar é um cabo directo ou straight-through. Por norma a regra diz que em equipamentos iguais usamos um cabo crossover e em equipamentos diferentes usamos um cabo directo.
A norma utilizada para fazer cabos directos é a TIA/EIA T568A. Para fazer cabos cruzados usamos a norma TIA/EIA T568A num dos lados e a norma TIA/EIA T568B na outra extremidade.
Exemplo de como fazer as extremidade de um cabo cruzado
A principal diferença entre um um cabo cruzado e um cabo directo, é que no cabo cruzado os fios estão dispostos de forma diferente nas extremidades (troca dos pares 1-2 com os pares 3-6).
Material necessário:
Alicate de Cravamento e corte | |
Ficha RJ45 | |
Cabo |
Tendo esta material podemos começar a construir o nosso cabo cruzado. Vamos a um exemplo mais prático. Imaginem que comprei 10 m de cabo UTP 5e (actualmente já se vende Cat 6). Peguem num x–ato e descarnem as extremidades +/- 2 cm. Numa das extremidades coloquem os fios do cabo na ficha segundo a norma T568A e procedam ao cravamento com o alicate. Na outra extremidade coloquem os fios segundo a norma T568B e procedam ao cravamento.
Depois contem as vossas experiências.