Os Web Services são muito úteis quando pretendemos desenvolver serviços e aplicações de grande escala/distribuídas… mas também para a interoperabilidade de sistemas! Os Web Services podem ser criados/programados nas mais diversas tecnologias e consumidos/invocados por vários tipos de aplicações (móveis, para desktop ou para a web).
Hoje vamos ensinar a criar um simples WebService no Netbeans.
Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans da Oracle é sem duvida uma das mais robustas, completas e populares pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias.
Hoje vamos ensinar a criar facilmente um WebService. Para este tutorial usamos o Netbeans 8.2.
Criar um Novo Projecto Web
Para criar um novo projecto Web no Netbeans deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1) Criar um novo projecto (Web Application). Para isso escolher Java Web > Web Application
Passo 2) Indicar um nome para o projecto e também a localização em disco do mesmo
Passo 2) Para este projecto vamos usar o servidor GlassFish, (de referir que a versão do Netbeans instalada foi a Java EE). Depois carregar em Finish.
Criar um Webservice
Para criar um WebService no Netbeans deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1) Botão do lado direito do rato sobre o projecto criado anteriormente e depois New > Web Service
Passo 2) Indicar um nome para o WebService e também preencher o campo Package. Depois carregar em Finish.
Testar o WebService
Uma vez que estamos a usar o GlassFish, este disponibiliza um “Tester” de WebServices. Para testar devemos começar por fazer o Deploy do projecto.
Em seguida seleccionem o WebService e carregando com o botão do lado direito do rato escolham Test Web Service.
Deverá abrir uma página no seu browser para que teste o Web Service. Por omissão, quando criamos um WebService é criada um WebMethod que escreve hello e a String que indicarmos.
Aqui está o resultado “Hello Pplware” e a informação no pedido e resposta via protocolo SOAP (explicaremos num próximo artigo).
E basicamente está feito o nosso primeiro WebService. Num próximo tutorial vamos ensinar a criar um WebMethod, dentro do WebService criado, que não é nada mais que uma função. Esperemos que tenham gostado e que tenham compreendido. Duvidas e questões deixem no mail.