Pplware

Cabo submarino de fibra ótica vai ligar Portugal ao Brasil

As infraestruturas de comunicação têm uma elevada importância nas mais diversas áreas da sociedade. Nas comunicações transoceânicas grande parte dos dados entre Continentes passam por cabos submarinos sendo que as ligações por satélite são usadas normalmente num segundo plano, especialmente pela questão da fiabilidade e largura de banda.

Sabia que Portugal vai ganhar um cabo submarino de fibra ótica com ligação ao Brasil?


Será já em 2018 que um cabo submarino de fibra ótica vai ligar Portugal ao Brasil. Esta cabo permitirá a comunicação de Europa com o Brasil, com a novidade de não passar pelos Estados Unidos.

Em declarações à agência Lusa o presidente do conselho de administração da EllaLink, Alfonso Gajate, revelou que  o cabo terá cerca de 9.400 quilómetros e irá unir Sines a Santos, no Estado de São Paulo no Brasil, com ramificações para Fortaleza (Brasil), Cabo Verde, Ilhas Canárias (Espanha) e Madeira (Portugal).

O cabo não irá passar pelos Estados Unidos por razões estratégicas e de própria segurança da informação. Alfonso Gajate considera “absurdo” que oito dos nove dos atuais cabos submarinos que ligam a Europa à América do Sul passem pelos Estados Unidos, com 99% do tráfego de dados, e apenas um, obsoleto e saturado, faça a ligação mais curta.

O presidente do conselho de administração da EllaLink assegurou que “o projeto tem o apoio do Governo português” e que a empresa tem de equipar um centro técnico que já tem em Sines e estará também presente em Lisboa, onde irá conectar a uma série de outras ligações já existentes na capital portuguesa.

O único cabo que neste momento liga a Europa ao Brasil, denominado Atlantis-2, já está com a sua capacidade praticamente esgotada e é usado, principalmente, para comunicações telefónicas.

Além do cabo submarino de fibra ótica entre Portugal e Brasil, está previsto para 2019 um cabo que ligará a Espanha e o Brasil.

Lusa

Exit mobile version