Pplware

Atalhos de teclado do Windows 8

O Windows 8 está na rua e quer gostem ou não da sua interface, ele veio para ficar e pode desde já ser usado por todos. A Microsoft disponibilizou já uma primeira versão, a developer preview, destinada a todos os que vão desenvolver as aplicações que vão dar suporte a este novo sistema operativo.

Como a Microsoft disponibilizou de forma gratuita e para todos esta preview, é possível a qualquer pessoa testá-la. Vai requerer alguma habituação, devido à nova interface, mas no essencial o que tinham nas anteriores versões do Windows vai também estar nesta.

A nova interface Metro, que acompanha o Windows 8, está desenhada para equipamentos sensíveis ao toque, mas com certeza que a maioria dos seus utilizadores, pelo menos na fase inicial de testes a este novo sistema operativo, vão usar os métodos tradicionais para o utilizarem.

Por sabermos disto e por muitos de vós usarem o teclado para a maioria das funções, resolvemos apresentar uma lista dos principais atalhos de teclado que o Windows 8 permite que sejam usados. E porque existem também novidades no explorador de ficheiros, resolvemos adicionar também os atalhos que aí vão poder usar.

Atalhos Globais do Windows 8

Atalhos do Explorador de ficheiros

O explorador de ficheiros do Windows 8, tal como tínhamos já apresentado aqui, sofreu também algumas alterações significativas e a sua imagem está diferente. A utilização da Ribon permite que seja usado a mesma forma de apresentar os atalhos, tal como tem sido feito noutras aplicações da Microsoft.

Devem por isso carregar em Alt e serão apresentadas os atalhos que podem usar em cada um dos separadores da Ribon. Carreguem então em Alt e depois em:

As combinações com mais do que uma letra devem ser usadas de forma sequencial. Devem ainda escolher antes o separador onde essa opção está alojada. Existem apenas quatro separadores e a letra para lhes aceder é a primeira do seu nome. Se são utilizadores da última versão do Office então estão habituados a este funcionamento.

Se souberem de outros atalhos ou truques que possam usar nesta nova versão do Windows, não deixem de os colocar nos comentários para que os possamos partilhar com os restantes leitores do Pplware.

Exit mobile version