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Aprenda a programar a board NodeMCU com o Visual Studio Code

A NodeMCU é uma pequena plataforma de desenvolvimento open source direcionada para o desenvolvimento de projetos no mundo da Internet das Coisas. Esta pequena, mas poderosa placa vem com um microcontrolador ESP8266 (da Espressif Systems) que oferece suporte nativo para redes Wi-fi com as normas 802.11 b/g/n.

Hoje vamos aprender como podem programar esta board com o popular IDE Visual Studio Code.


Para a realização deste tutorial vamos usar um tutorial que lançamos em 2017, ver aqui e que ensina a ligar esta board a uma rede Wi-Fi. Para tal devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) – Instalar o PlatformIO – ver aqui

Passo 2) Para criar um novo projeto devem carregar no botão New Project.

Passo 3) Em seguida indiquem um nome para o projeto, escolham a board para a qual vão programar e também qual a framework.

Passo 4) Abrimos agora o ficheiro src/main.cpp e vamos, por exemplo, usar o seguinte código

#include #include

const char* ssid = “NOME_REDE”; const char* password = “PASSQWORD”;

int wifiStatus;

void setup() {

Serial.begin(9600); delay(200);

// Iniciar ligação à rede

Serial.println(); Serial.println(); Serial.print(“A ligar à rede “); Serial.println(ssid);

WiFi.begin(ssid, password);

while (WiFi.status() != WL_CONNECTED) { delay(500); Serial.print(“.”); }

}

void loop() { wifiStatus = WiFi.status();

if(wifiStatus == WL_CONNECTED){ Serial.println(“”); Serial.println(“O seu nodeMCU está ligado!”); Serial.print(“Endereço IP: “); Serial.println(WiFi.localIP()); } else{ Serial.println(“”); Serial.println(“Upsss…o seu nodeMCU não se consegue ligar…”); } delay(1000);

}

… em seguida compilamos o código carregando no seguinte botão…

Passo 5) Após compilar, vamos passar o nosso programa para o nodeMCU.

Passo 6) Por fim indicamos qual a porta Serial que pretendemos monitorizar

Se tudo tiver sido configurado com sucesso, devemos ver o output do nosso programa, que neste caso nos indica que estamos ligados à rede e qual o nosso endereço IP.

Nota: Caso tenham problemas com a board, devem ver dentro da interface do PlatformIO se a mesma foi reconhecida pelo sistema. Podem também indicar manualmente, no ficheiro platformio.ini qual a porta associado à vossa board usando o parametro upload_port;

E está feito. O procedimento é bastante simples e até mais intuitivo comparativamente ao Arduino IDE. Com ligação à rede (Internet) nesta pequena placa são vários os projetos que podemos desenvolver. Estejam atentos aos próximos.

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