O guia de hoje pretende auxiliar todos aqueles que tipicamente têm problemas em “abrir as portas” de programas como o uTorrent, nos quais a sua incorrecta abertura prejudica e muito a velocidade de descarga.
O Windows traz por omissão a ligação com/sem fios configurada para atribuir automaticamente um IP à máquina. Se configurar o seu router para abrir uma determinada porta para o seu IP, essa abertura funcionará enquanto não renovar o IP.
Como contornar este facto? A resposta é simples: configurando um IP estático. Experimente o nosso guia e obtenha a máxima performance da ligação.
Quando possui a configuração automática de IP, ao ligar-se ao router, é-lhe concedido automaticamente um IP que ainda não foi atribuído a nenhum computador da rede local. Quando configurar a sua ligação para utilizar um IP definido por si, ou seja estático, há que ter a preocupação em escolher um IP que não esteja já a ser utilizado na rede.
O procedimento é semelhante tanto no Windows XP, como no Windows Vista ou Windows 7.
Primeiro passo – Aponte os seus dados
Abra uma linha de comandos. No Windows XP clique em Menu Iniciar > Executar…, escreva “cmd” e prima Enter. No Windows Vista/7 abra apenas o Menu Iniciar, escreva “cmd” e prima Enter.
Na linha de comandos que acabou de surgir, digite “ipconfig /all” e prima Enter.
Relativamente ao adaptador que utiliza para se ligar à Internet (no meu caso é um adaptador sem fios), tome nota dos seguintes valores:
- Endereço IP
- Máscara de sub-rede
- Gateway predefinido
- Servidores DNS – aponte os 2 valores.
Segundo passo – Configure o IP
Agora é necessário aceder às propriedades da ligação TCP/IP do seu adaptador de rede. Consoante o seu sistema operativo, o procedimento será ligeiramente diferente:
- No Windows XP aceda ao Painel de Controlo e usando a vista clássica, clique em “Ligações de rede”.
- No Windows Vista aceda ao Painel de Controlo > Centro de Rede e Partilha e na barra lateral clique em “Gerir ligações de rede”.
- No Windows 7 aceda ao Painel de Controlo > Ver estado da rede e tarefas e na barra lateral clique em “Alterar configurações do adaptador”.
Clique com o botão direito do rato sobre a ligação activa que utiliza para aceder à Internet e seleccione “Propriedades”. Seleccione “TCP/IP (Protocolo Internet” (versão 4, se houver várias versões) e clique em “Propriedades”. Deverá ver uma janela semelhante a esta:
Seleccione “Utilizar o seguinte endereço IP” e preencha da seguinte forma:
- Endereço IP – Terá de escolher um IP nunca utilizado na sua rede local. Se o gateway (IP do router) é por exemplo 192.168.0.1 usarmos a máscara 255.255.255.0 (ou /24(, será o último número (último octeto) que distingue cada um dos computadores da rede, sendo que os 3 primeiros octetos indicam a rede à qual esse computador pertence. Quer isto dizer que poderá escolher qualquer IP entre 192.168.0.2 e 192.168.0.254. Pessoalmente prefiro colocar um número bem alto, para evitar ao máximo colisões com IPs automáticos de outras máquinas da minha rede. Escolhi por isso o 192.168.0.201.
- Máscara de sub-rede – É tipicamente 255.255.255.0 mas confirme com os dados retirados anteriormente.
- Gateway predefinido – Coloque aqui o endereço retirado anteriormente. É o IP do seu router.
Seleccione “Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS” e preencha da seguinte forma:
- Servidor de DNS preferido – Preencha utilizando o primeiro endereço de servidor DNS retirado anteriormente.
- Servidor de DNS alternativo – Preencha utilizando o segundo endereço de servidor DNS retirado anteriormente.
E pronto, clique em “OK” para confirmar e confirme todas as alterações nas janelas seguintes.
Terceiro passo – Disfrute
Abra o seu navegador web favorito e verifique se possui ligação à Internet.
Com a definição de um IP estático, quando precisar de abrir certas portas no seu router, terá apenas de colocar o seu novo IP estático no campo do IP destinado à excepção das portas.
Se encontrar algum problema com esta configuração, não deixe de colocar a sua dúvida nos comentários.