Pplware

Windows 8.1: Saiba um pouco mais sobre a sua rede

Agora que o Windows 8.1 chegou e está já instalado na maioria dos computadores que antes suportavam o 8, existem sempre algumas dúvidas e questões.

Uma das mais recorrentes, da lista de questões que me chegam, é como pode um normal utilizador ter acesso a informações sobre a rede a que está ligado, quer seja uma rede de cabo ou sem fios.

Pois bem, esta pequena dica vai ajudá-los a aceder rapidamente a essa informação, sem que tenham de se aventurar em janelas de terminal ou que tenham de decorar comandos de DOS.

Toda a informação a que vão aceder pode ser usada para identificar a rede a que estão ligados, mas também para entenderem qual o endereço IP que vos foi atribuído ou quais os servidores de DNS que estão a usar.

É muito útil quando têm problemas de ligação à vossa rede ou, por exemplo, quando querem saber mais sobre uma das ligações que estão a usar para aceder à Internet.

Claro que toda a informação está disponível também através da janela terminal e com o recurso ao comando ipconfig, mas esta forma é mais gráfica e mais simples para os utilizadores menos experientes e com menos prática destas questões.

Como obter informação sobre a rede no Windows 8.1

Comecem então por colocar o rato no canto direito do vosso ecrã, para que a CharBar seja mostrada.

De seguida devem escolher a opção Settings na CharmBar.

Uma vez seleccionada esta opção a CharmBar irá mostrar toda a zona de definições do Windows 8, com várias opções passíveis de serem seleccionadas.

Devem escolher a opção que se encontra em baixo, junto ao canto inferior direito do ecrã. Falamos da opção Change PC Settings.

Esta nova opção dá acesso a um novo conjunto de possíveis zonas de configuração do Windows, e a opção que procuram é Network.

Escolham-na e acedam a uma nova zona das configurações do Windows 8.1, reservada às opções associadas à rede.

Caso não esteja seleccionada devem agora clicar em Connections e passam a ter agora diante de vós todas ligações de rede suportadas pelo vosso Windows 8.1, quer estas estejam ou não activas.

Ao escolherem a interface sobre a qual pretendem saber mais informações, será apresentada toda a que interessa e que o Windows tem sobre essa ligação.

Naturalmente que esta informação será mais ou menos limitada consoante a interface esteja ou não activa.

Consultem então aí informação tão relevante como o endereço IP associado (v4 ou v6), os servidores de DNS, o sufixo de DNS (caso exista), tipo de ligação à rede (no caso das redes sem fios), endereço físico da placa e até o nome do fabricante e a versão do driver em uso.

Nesta mesma janela podem configurar que a ligação escolhida deve apresentar dados estimados de utilização e/ou se é uma ligação controlada.

Está então explicada a forma de terem acesso a informação sobre as ligações de rede que o vosso Windows 8.1 tem presentes e quais os dados que estas têm atribuídos.


Homepage: Windows 8.1

Exit mobile version