O browser da Google tem estado a crescer e a tornar-se o mais usado na Internet, em qualquer uma das muitas plataformas onde está presente. Desde o Desktop, com o Windows, OSX e Mac, até aos dispositivos móveis, com versões para iOS e Android.
Neste último sistema operativo, onde se tornou o browser padrão, o Chrome está a ser construído para dar a melhor experiência de utilização, garantindo as melhores e mais recentes tecnologia e também as melhores performances.
Mas há um pequeno truque que se conhece já algum tempo e que consegue tornar o Chrome no Android ainda mais rápido e com uma melhor utilização. Hoje o Pplware vai partilhá-lo com os seus leitores.
Como muitos devem saber, o Chrome é actualmente o browser que acompanha o Android. Apesar de estar disponível para várias outras plataformas, é aqui que a Google tenta implementar as suas ideias do que deve ser um browser móvel e com todas as tecnologias mais relevantes.
Algumas dessas novidades não são de imediato activadas e estão presentes para todos os que as activarem, não na zona de configuração, mas sim na zona especial de configuração de flags do Chrome.
Este pequeno truque que vamos apresentar permite que consigam ter no vosso Android um Chrome mais fluido, mais responsivo e até mais rápido a responder e a carregar páginas.
Pode ser aplicado em qualquer versão do Chrome para Android, não obrigando os utilizadores a usarem versões de testes ou configurações especiais. Na verdade basta alterar um parâmetro de configuração e tudo ficará diferente.
Como optimizar a performance do Chrome no Android
Comecem por abrir o Chrome no vosso dispositivo Android e na barra de endereço vão colocar o seguinte:
chrome://flags/#max-tiles-for-interest-area
Este atalho vai levar-vos a abrir a zona de activação de flags do Chrome (chrome://flags), levando-vos directamente para a zona referente ao Número máximo de mosaicos para a área de interesse.
Esta zona vai estar com o valor de Predefinição. Abram a caixa e alterem esse valor para 512 ou para 256, se o vosso equipamentos Android for mais antigo.
De seguida, e porque alteraram um valor da configuração, irá ser mostrado no final dessa página um botão para que possam fazer o reiniciar do browser. Este reiniciar é necessário para que as alterações sejam assumidas.
Na verdade o que esta alteração faz é a mudança da quantidade de memória que é afecta ao Chrome. Ao aumentarem essa quantidade de memória o Chrome passará a ter mais recursos e a ter um comportamento mais próximo do desejado.
Esta mudança poderá levar a que o Android termine outras aplicações ou que as coloque em pausa por ter menos recursos para afectar a essas aplicações.
Caso o vosso sistema fique com um comportamento estranho podem simplesmente remover a alteração, passando novamente para o valor Predefinição ou para um valor mais baixo (256).
Testem esta alteração e deixem nos comentários como o Chrome se passou a portar. Notaram diferença ou ficou tudo na mesma? Nos testes que fizemos foi notória a melhoria, ficando o Android mais rápido e mais uma resposta mais fluida.