Numa situação normal ao apagar um ficheiro, ele será pura e simplesmente movido para a Reciclagem até que decida proceder à sua remoção. É este o comportamento em todas as versões d0 Windows e é assim que deve ser. Digamos que é a forma que o Windows dispõe para “proteger” os utilizadores contra eles próprios, garantindo que não são eliminados ficheiros que mais tarde podem vir a fazer falta.
Mas voltemos ao teste. A ideia é que tentem apagar mais de 1000 ficheiros em simultâneo no Windows 7 ou no Windows Server 2008 R2. Não é fácil, mas é realizável. O que espera que aconteça a esses ficheiros? Que sejam removidos para a Reciclagem, verdade?
Falso!
No caso destes dois novos sistemas operativos da Microsoft, esses ficheiros são pura e simplesmente apagados. Este comportamento, como é lógico, não é normal e pode causar a perda dos dados. Dados que somente poderão ser recuperados recorrendo a ferramentas especializadas na recuperação de ficheiros apagados.
Solução?
Este problema foi já reconhecido pela Microsoft e foi inclusivé disponibilizado um update (o KB980408) que vem resolver este problema.
A razão desta falha não foi explicada, mas é sem dúvida grave pois permite a perda de dados. Mas apenas em situações de excepção e não deve ser frequente a eliminação de mais de 1000 ficheiros.
Este problema aplica-se às seguintes versões do Windows 7 ou Server 2008 R2
- Windows 7 Enterprise
- Windows 7 Home Basic
- Windows 7 Home Premium
- Windows 7 Professional
- Windows 7 Starter
- Windows 7 Ultimate
- Windows Server 2008 R2 Datacenter
- Windows Server 2008 R2 Datacenter sem Hyper-V
- Windows Server 2008 R2 Enterprise
- Windows Server 2008 R2 Enterprise sem Hyper-V
- Windows Server 2008 R2 Standard
- Windows Server 2008 R2 Standard sem Hyper-V
Como referimos antes, existe já uma resolução para este problema e a Microsoft já a está a disponibilizar nos updates do Windows. Por isso, caso não tenham as actualizações activas é uma óptima razão para o fazerem.