Pplware

Turbinar o Windows Vista – Parte I

É daquelas coisas que me chateia no Vista, o arranque! Sempre que ligo o PC, ou este está em modo de suspensão e precisa de segundos para se recompor, ou tenho que esperar uns bons minutos para ter a máquina pronta para trabalhar.

Sei que alguns segundos vão para duas ou três aplicações que tenho no arranque do Windows, mais os serviços adicionais, mas só por si, o Vista, tem um arranque lento.

Também sei que não deveria, mas é um facto e… exijo mais velocidade, num sistema operativo recente, onde tentaram limar várias maleitas apontadas no seu irmão mais velho, o Windows XP.

Vamos tentar afinar alguns pontos e começo por deixar esta pequena sugestão:

O Windows Vista, nas máquinas com mais de um Core, apenas utiliza um dos núcleos em muitas e determinadas tarefas, no arranque por exemplo. Podemos forçar o Vista a utilizar ambos os núcleos!

Vamos à configuração do sistema utilizando para isso o comando MSCONFIG

Abre-se a janela da Configuração do sistema, e escolhemos o separador Arranque (boot)

Agora clicamos no botão Opções avançadas…

E activamos logo no início da janela a opção Número de processadores. Na dropdown escolhemos o máximo que temos, 2 para os Core Duo e 4 para os Quad Core.

Aplicamos as alterações e reiniciamos o sistema.

NOTA1: Não notei uma diferença significativa, digamos que 4 ou 5 segundos, numa boa perspectiva. De sistema para sistema, as melhorias podem variar. Vou continuar a pesquisar novas formas de turbinar o arranque do Vista.

NOTA2: Caso queira reverter, basta somente retirar a opção que activou.

Exit mobile version