Pplware

Tire o seu Arduino da gaveta!

Por Daniel Costa para o pplware.com

O mercado está cada vez mais atento e criativo. Um exemplo claro é toda a atenção que tem merecido o projecto Raspberry PI, pequenos componentes que têm gerado projectos fantásticos e grandes comunidades como é o caso da comunidade Pplware no Facebook.

O mesmo se passa com a plataforma Arduino. Já temos deixado alguns projectos muito interessantes nesta plataforma e hoje vamos deixar duas fantásticas sugestões para poderem dar uso ao vosso Arduino que está na gaveta.

Os exemplos apresentados, são muito simples e consistem em duas “experiências” ideias para quem se inicia neste mundo do Arduino.

 

Arduino Super Mário

É fã do famoso jogo Super Mário? Se sim, com certeza que vão reconhecer isto:

PS: aumentem o som !!

Como podem ver há uma interactividade simples, vejam como se faz.

Para fazer este projecto necessita apenas do Arduino e de um speaker e fazer com eles estas ligações:

Relativamente à música, podem encontrar-se tutoriais na página do Arduino que explicam como colocar cada nota e cada tempo, pois já há uma pré-configuração referente à frequência de cada nota através de caracteres, existindo, portanto, um vasto número disponível de músicas para Arduino na Internet.

Fica aqui o código para a música do Super Mário de 8 bits: Download

 

Servo Motor com Potenciómetro

Um outro exemplo, já noutra linha, é como conseguir controlar um servo motor com potenciómetro (no exemplo foi utilizado um micro servo sg90 de 180º).

Este é um servo motor com potenciómetro

Provavelmente estará a questionar-se sobre o que é e para que serve. Vamos deixar a seguir informações e exemplos.

O Arduino vai alimentar o motor com 5v e depois, através de uma saída PWM, irá controlar a posição do motor que vai ser directamente proporcional com o valor lido na entrada analógica dos 5v que vão ao potenciómetro.

Esta explicação poderá ser um pouco confusa para quem está a iniciar, vamos então passar para a parte prática.

Em primeiro lugar é necessário ligar o Arduino ao computador, abrir o programa oficial do Arduino e depois File > examples > servo > knob.

Após a abertura do programa, é só fazer upload para o Arduino e de seguida fazer estas ligações, tendo em conta que o potenciómetro a usar poderá estar compreendido entre 5k-10 kὨ.

No vídeo a seguir poderão ver o resultado, executei tal como vos sugeri. Então, o resultado expectável desta experiência será:

Com o potenciómetro é possível controlar a posição do servo e aplicá-lo noutras situações de robótica.

Estes foram apenas dois simples exemplos, para espevitar a enorme comunidade de criativos que o site tem e que, muitas vezes, por receio não dão vida ao seu Arduino ou não avançam para adquirir um e dar asas à sua imaginação. Há tanta coisa que se pode fazer com esta fantástica peça tecnológica…

Exit mobile version