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Telemóvel associado ao Cartão de Cidadão? Saiba o que fazer

Uma das novidades anunciadas pelo governo português, no ano passado, foi a associação do telemóvel ao Cartão de Cidadão. Na prática, o cidadão passa a ter a possibilidade de se autenticar nos mais diversos serviços do Estado, usando para isso o seu telemóvel (deixando assim de ter várias passwords para o fazer).

Para tal é necessário que tenha uma chave Chave Móvel Digital. Saiba como a pedir e usar.


O que é a Chave Móvel Digital?

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

Onde pedir a chave móvel?

Além do cartão de cidadão, o utilizador pode ainda solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:

Faça o seu pedido aqui.

Chave móvel em menos de 5 minutos

Para a elaboração deste artigo, o Pplware deslocou-se a uma loja do cidadão para proceder ao pedido da Chave Móvel Digital. Todo o processo é quase instantâneo e em menos de 5 minutos está tudo operacional. Quem se deslocar a uma loja do cidadão para solicitar a Chave Móvel Digital não se esqueça de levar o respetivo cartão de cidadão e também o smartphone.

Durante o processo terá de indicar o número do seu smartphone para receber um código temporário e também aceitar as Políticas de privacidade associadas. Deverá também ter um endereço de e-mail para associar à Chave Móvel.

Como usar?

Usar a Chave Móvel para se autenticar é algo bastante simples. Para tal basta que aceda a um serviço do Governo (ex.https://autenticacao.gov.pt) e depois na página de autenticação escolha o separador “Chave Móvel Digital”.

Em seguida é solicitado o número do smartphone e o respetivo PIN de autenticação. Para se autenticarem no serviço devem carregar em AUTENTICAR.

No smartphone vão receber um código de segurança que devem usar para validar a autenticação.

E, na prática, são apenas estes os passos necessários para se autenticar nos serviços do Estado recorrendo para isso à Chave Móvel Digital. Tendo tudo configurado corretamente, pode autenticar-se, por exemplo, no Portal das Finanças, no Portal da Saúde, no Portal da Segurança Social e também no Portal do IEFP. Pode também já usar a Chave Móvel Digital para tratar dos documentos do carro no Portal do IMTT.

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