Uma das novidades anunciadas pelo governo português, no ano passado, foi a associação do telemóvel ao Cartão de Cidadão. Na prática, o cidadão passa a ter a possibilidade de se autenticar nos mais diversos serviços do Estado, usando para isso o seu telemóvel (deixando assim de ter várias passwords para o fazer).
Para tal é necessário que tenha uma chave Chave Móvel Digital. Saiba como a pedir e usar.
O que é a Chave Móvel Digital?
A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
Onde pedir a chave móvel?
Além do cartão de cidadão, o utilizador pode ainda solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:
- Online para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação;
Faça o seu pedido aqui.
- Presencialmente para cidadãos portugueses com cartão de identificação e cidadãos estrangeiros com passaporte, residentes em Portugal, num balcão de atendimento dos:
Chave móvel em menos de 5 minutos
Para a elaboração deste artigo, o Pplware deslocou-se a uma loja do cidadão para proceder ao pedido da Chave Móvel Digital. Todo o processo é quase instantâneo e em menos de 5 minutos está tudo operacional. Quem se deslocar a uma loja do cidadão para solicitar a Chave Móvel Digital não se esqueça de levar o respetivo cartão de cidadão e também o smartphone.
Durante o processo terá de indicar o número do seu smartphone para receber um código temporário e também aceitar as Políticas de privacidade associadas. Deverá também ter um endereço de e-mail para associar à Chave Móvel.
Como usar?
Usar a Chave Móvel para se autenticar é algo bastante simples. Para tal basta que aceda a um serviço do Governo (ex.https://autenticacao.gov.pt) e depois na página de autenticação escolha o separador “Chave Móvel Digital”.
Em seguida é solicitado o número do smartphone e o respetivo PIN de autenticação. Para se autenticarem no serviço devem carregar em AUTENTICAR.
No smartphone vão receber um código de segurança que devem usar para validar a autenticação.
E, na prática, são apenas estes os passos necessários para se autenticar nos serviços do Estado recorrendo para isso à Chave Móvel Digital. Tendo tudo configurado corretamente, pode autenticar-se, por exemplo, no Portal das Finanças, no Portal da Saúde, no Portal da Segurança Social e também no Portal do IEFP. Pode também já usar a Chave Móvel Digital para tratar dos documentos do carro no Portal do IMTT.