Lançado durante a semana passada, o Windows 10 tem estado a chegar às máquina dos utilizadores, sendo lentamente descoberto e avaliado por todos.
É por isso que começam agora a chegar as primeiras optimizações e os primeiros “segredos” escondidos. Um que fez sucesso nas versões anteriores do Windows foi o God Mode, que se sabe agora que também podemos ter no Windows 10.
O God Mode tem acompanhado as diferentes versões do Windows desde que foi descoberto no Windows 7.
É uma funcionalidade pouco documentada no Windows, mas que permite aos utilizadores terem atalhos rápidos para aceder a um conjunto específico de configurações do sistema, evitando terem de estar a navegar dentro das definições.
Com o recurso a um simples nome podemos criar um atalho directo para esta lista bem extensa de funções, cada uma mais interessante que a outra.
O God Mode pode ser considerado o atalho secreto para os pontos de configuração mais fina, e que muitos desconhecem existir.
Mas como activar o God Mode?
A forma de activar o God Mode é extremamente simples. Basta que no Ambiente de Trabalho criem um novo atalho. Para isso cliquem com o botão direito do rato em qualquer local do Ambiente de Trabalho e criem um novo atalho: Novo -> Pasta.
O que distingue esta pasta das demais é apenas o seu nome. Mas é também este nome que faz toda a “magia” e que direcciona o utilizador para a lista de funções.
O nome que devem usar é o que apresentamos abaixo, sem qualquer alteração ou mudança. Em particular a sequência que está dentro de chavetas tem de ser respeitada. O nome, GodMode pode ser alterado, mas para, por exemplo ModoDeus.
GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}
De imediato o ícone da pasta é alterado para um mais adequado, e que está relacionado com as definições de sistema do Windows 10.
Ao aplicarem um duplo clique nesse novo ícone (pasta), vão ver abrir-se de imediato uma nova janela com todas as opções a que o God Mode dá acesso.
Explorem todas as opções presentes e vão de certeza encontrar algumas a que vão querer aceder e alterar alguns parâmetros.
Todas estão arrumadas por função a que de destinam e aí dentro por ordem alfabética. Esta organização ajuda os utilizadores a encontrar mais rapidamente as que querem alterar.
O God Mode não é uma invenção do Windows 10, mas tal como nas versões anteriores do Windows, é extremamente útil para os utilizadores que querem ter um controlo muito maior sobre as funções do Windows e as suas configurações.
Activem o God Mode e explorem um pouco mais o vosso Windows 10, colocando-o também um pouco mais ao vosso gosto.