O tamanho máximo de caracteres do Windows foi definido no já longínquo Windows 95. Desde essa altura que temos acesso a criar ficheiros com 260 caracteres, que incluem o nome do próprio ficheiro e das pastas onde está arrumado.
Se para muitos este é um limite que dificilmente será alcançado, para outros é, algumas vezes, uma limitação. Mas o Windows 10 trouxe agora um pequeno truque escondido, que abre o limite para um valor bem mais alto. Vamos conhecê-lo!
A grande maioria dos utilizadores do Windows nunca deve ter tido problemas com o tamanho do nome dos ficheiros que usam. Mas a verdade é que o Windows tem um limite bem definido e que muitas vezes é alcançado, impossibilitando a utilização desses ficheiros, até que sejam renomeados ou colocado noutro local com nomes menores.
Mas o Windows 10 tem uma novidade escondida e que dá acesso a um valor bem mais elevado que os 260 caracteres que estão definidos. Basta uma alteração no registo e a barreira dos 260 caracteres cai. Vamos ver como o podemos activar.
Como aumentar o número de caracteres nos ficheiros do Windows
Como dissemos antes, basta uma simples alteração do registo do Windows para que este valor seja aumentado. Comecem então por aceder ao regedit. Abram a pesquisa ou o menu iniciar e escrevam esse nome.
De seguida, e após terem autorizado a alteração dos valores pelo UAC, precisam de navegar para o local onde está o registo que querem alterar. Esse caminho é o seguinte:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem
Uma vez chegados a esse local devem procurar, do lado direito, o registo LongPathsEnabled, este estará definido com o valor 0, devendo passar a 1.
Cliquem duas vezes no seu nome e a caixa de edição será aberta, podendo então ser feita a alteração para o valor 1. No final devem carregar no botão OK.
Como é normal nas alterações no Registo do Windows, depois do processo devem reiniciar o Windows e verificar que as mesmas foram aplicadas. Neste caso o Windows deve passar a permitir ficheiros em locais com mais de 260 caracteres, facilitando a utilização em qualquer situação.
Há apenas um senão nesta alteração. Em algumas aplicações de 32 bits estes caminhos podem apresentar problemas, devendo, por isso, não ser usados nestes casos.