Pplware

Sinta o power… Não! Ajuste o power

energia_icon.jpgComprei um portátil novo há coisa de uns meses e tenho estado a ambientar-me ao Vista depois de anos a fio com o XP. Tarefa não muito complicada, mas ainda assim algo penosa. Não porque tenham desaparecido funcionalidades, mas porque estão em sítios diferentes. Mas eu ainda me torno um power user de Vista, vocês vão ver!

Ainda não sou por isso um utilizador rendido ao Vista muito por causa de no trabalho ainda estar agarrado ao bom e fiel XP que não tem (muitos) segredos para mim.

Uma das coisas que mais me atrai no Vista é sem dúvida o novo “Menu Iniciar“. Está simpático, é o que de “menos bem” posso dizer dele. Escrever um comando e ele mandar-me para a aplicação, mostrando ainda outras hipóteses possíveis é delicioso, evitando ter de andar a navegar em menus à procura do que pretendemos. A fazer lembrar o famoso e muito útil “Tab Tab” de Bash. Quem usa sabe do que falo! Sim, o XP já tem isso em DOS, eu sei!

Mas o que menos gosto é a propensão que o Vista tem para Suspender. Não por vontade própria, mas porque todas as definições apontam nesse sentido sendo as que vêm configuradas por omissão! O botão de Power do Menu Iniciar que tudo aponta que seja para desligar a sério mais não faz do que suspender o sistema operativo, gastando aos poucos e poucos a preciosa bateria…

Como isso me deixa irritado! Eu não gosto de suspender, gosto sim de hibernar ou de desligar! Suspendo o sistema operativo apenas se vou ter o portátil por 5 minutos fora de uso, não mais! Por isso considerava um desperdício ter um botão bem interessante, num local “porreiro”, mas com pouco ou nenhum uso!

E se eu mudasse o comando do botão? Tem de haver um hack de registry para isso! Toca a chamar o Google ao barulho. E a solução saiu-me mais simples do que eu esperava!

Afinal não temos de ir para o núcleo do Vista mexer em chaves de registo que não sabemos bem se apenas vão alterar o que pretendemos. Basta chamar o gestor de perfis de energia do Vista e temos o problema resolvido. Na verdade não é apenas isso, mas não é muito mais complicado!

E vamos a isto!

Passámos de

para

Podem, e devem, antes de fecharem a janela das definições de energia dar uma olhada às que têm definidas e ajusta-las para os vossos desejos.

Apenas mais uma dica. O meu “Hibernar” andava desaparecido desde sabe-se lá quando… Mais uma experiência mal sucedida e com resultados surpreendentes e que apenas agora dei por ela! Mas como sempre, existe solução para quase tudo.

E é simples. Menu Iniciar e ai dentro executem o comando. Mas antes de clicarem ou darem Enter devem, com o botão direito do rato escolher a opção “Executar como Administrador“.

Na janela de DOS que abrir coloquem o comando “powercfg /hibernate on” e passam a ter a opção “Hibernar

Exit mobile version