Por Seemog para o PPLWARE-COM Há algum tempo que procurava uma solução para o seguinte problema: como tenho de gerir várias contas de e-mail e uso vários computadores, como fazer para ter esses vários e-mail, todo num só local?
A solução seria, para não ter de abir vários WebMails através do browser, usar aplicações como o Outlook ou o Thunderbird. O problema é que com estas aplicações, os e-mail’s são descarregados para 1 PC e mesmo que seja guardada uma cópia no webmail, acabo por não saber o que já li e o que quero apagar ou manter. Além disso, caso usásse o Thunderbird ou o Outlook, ficaria com os mails apenas num PC.
Uma solução, seria recorrer a webmail do Google, e numa conta juntar até 5 e-mails (para mais já só soluções pagas).
Devo dizer que esta é uma solução muito prática e funcional, mas no meio desta minha “investigação”, surgiu-me outra ideia: Porque não configurar o Thunderbird para gravar o ficheiro com os dados do meu Profile numa pasta dentro da minha pasta do DropBox. Assim, ao configurar o Thunderbird noutros PC’s, também para gravarem o Profile no DropBox, estaria sempre tudo actualizado.
Vamos então ver como se faz.
Primeiro instalamos o Thunderbird e o DropBox (vou passar á frente, pois isto não trará grande dificuldade).
Nas aplicações de e-mail, tipo Thunderbird e Outlook, existem dois tipos de acesso ao webmail: POP3 e IMAP. As diferenças, basicamente, são que no IMAP a interacção servidor->Thunderbird/Outlook é constante, enquanto no POP é temporária (apenas o tempo de descarregar a msg do servidor), isto em grosso modo. No POP as msg ao passarem do servidor para o Thunderbird/Outlook, são apagadas do servidor, no IMAP não, permanecem no servidor. Vamos usar o IMAP.
No meu caso, vou usar o Thunderbird, porque sou fã do software livre.
O Thunderbird guarda os nossos dados numa pasta chamada Profile e num ficheiro chamado Profile.ini, ambos numa pasta escondida localizada em: C:\Utilizadores\User\AppData\Roaming\Thunderbird (neste exemplo têm de substituir User, pelo vosso nome de utilizador do windows (7 neste caso)).
O que vamos fazer é alterar essa pasta e colocar a mesma no DropBox.
Para isso depois de instalar o Thunderbird e no momento de configuração da conta, vamos à parte da Configuração do servidor (também acessível por Ferramentas > Configurar Conta) e alteramos como na imagem seguinte:
O nome do profile é sempre “qualquercoisa.default”, algo do género “f13fmiby.default”.
Agora só falta alterar uns parâmetros no Profile.ini.
Abrimos a pasta C:\Utilizadores\User\AppData\Roaming\Thunderbird e no bloco de notas editamos o ficheiro Profile.ini:
Será algo deste género:
f[General]
StartWithLastProfile=1
[Profile0]
Name=default
IsRelative=0
Path=C:/Caminho/Para/qualquercoisa.default
- IsRelative= Troca-se o 1 por 0.
- Path= Aqui coloca-se a nova localização do nosso “qualquercoisa.default”, na pasta do DropBox.
E pronto, está feito.
Nota da redacção:
Este artigo foi colocado no nosso fórum. Dada a qualidade do mesmo, a equipa decidiu colocar no site obtendo uma visibilidade substancialmente maior. Obrigado ao autor do post por disponibilizar o mesmo para publicarmos no pplware.com e parabéns pela qualidade do trabalho.
Fica aberto a todos que queiram apresentar trabalhos originais, de qualidade, aqui neste nosso e vosso site.